O Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran/MG) definiu que o Certificado de Registro de Licenciamento de Veículos (CRLV) de 2018 deve ser regularizado pelos proprietários de placa com finais 1, 2, 3,4 e 5, até 30 de junho. Já os motoristas com finais 6,7,8, 9 e 0, têm até 31 de julho.
O veículo é considerado licenciado, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), somente depois que o Imposto de Propriedade de Veículo Automotor (IPVA), o Seguro Obrigatório, o Licenciamento e multas, são quitados. Segundo o Detran, Minas Gerais tem 9,2 milhões de veículos registrados e em condições para serem licenciados. Porém, ainda há pendências em aproximadamente 53% dos automóveis.
Conduzir veículo sem registro e devidamente licenciado é infração gravíssima, com perda de sete pontos na carteira e multa de R$ 293,47. Quem está em atraso com as taxas pode fazer o pagamento nas redes bancárias credenciadas ou, ainda, por meio de parcelamento em cartão de crédito nos postos credenciados ao Detran-MG.
Assim que todos os débitos forem quitados, o CRLV será enviado pelos Correios. Mas quem não receber a documentação pode consultar a situação do veículo no site do Detran.