O tema “Transformação digital para micro e pequenas empresas” é instigante e levou muitas pessoas à Acita – Associação Comercial, Industrial de Serviços e Agropecuária de Itabira na manhã desta quinta-feira, 10 de maio. O público formado por empreendedores, empresários e estudantes teve uma explicação prática de como implementar ações simples e baratas para ter sucesso nessa nova era digital. O evento faz parte do Café Empresarial, desenvolvido pela entidade para capacitar pessoas e promover um Networking entre os participantes.
O especialista com mais de 20 anos de atuação em Tecnologia da Informação, Kelton Noroaldo Fernandes mostrou como o mundo digital se tornou fundamental para que as empresas, de pequeno, médio e grande porte, tenham ascensão no mercado, cada dia mais exigente.
Segundo o palestrante é preciso, em primeiro lugar, entender as necessidades dos consumidores e analisar as possibilidades tecnológicas para desenvolver serviços digitais capazes de atrair o publico e criar novas experiências. Para ele existe uma pirâmide que define a linha a ser seguida para a transformação digital: no topo estão o cliente e o mercado, na base pessoas e cultura e os processos e tecnologia. “O comportamento mudou, criando novas possiblidades no mundo tecnológico, quem não se adequar está fora do mercado”, afirmou Kelton Noroaldo.
Os números apresentados durante a palestra mostram um cenário tecnológico em crescimento no mundo inteiro:
Em 2008, apenas 14% das classes D e E estavam conectadas a internet. Hoje, 92% da classe D e 88% da classe E possuem acesso à rede no Brasil, atualmente 7 bilhões de dispositivos móveis estão sendo usados no mundo e diariamente 3,7 trilhões de dólares são gastos em transações pela internet. “Esses números mostram como é próspero esse mercado digital”, garantiu.
Outro dado interessante apresentado foi em relação aos acessos feitos na internet. De acordo com a pesquisa 900 mil logins são feitos no Facebook em apenas 60 segundos, 16 milhões de mensagens de texto são enviadas pelo Whatsapp e 4,1 milhão de vídeos são baixados no Youtube. Esses números se referem à rede mundial que conecta pessoas nos quatro cantos do planeta.
Durante a palestra os participantes puderam conhecer ainda, várias metodologias simples que podem influenciar diretamente nos resultados, com ações focadas no cliente, nos colaboradores e na otimização dos processos.