Virou mania dizer que LeBron James joga sozinho no Cleveland Cavaliers. Em fevereiro, quando a equipe se desfez de jogadores de nome como Dwayne Wade, Isaiah Thomas e Derrick Rose, a franquia apostou em uma formação de time exclusivamente em torno de LeBron James.
– Eu não levo isso à sério (sobre LeBron “jogar sozinho”). Temos grandes jogadores aqui, que trabalham duro e que chegaram na final da NBA. Nós nem ouvimos esse tipo de coisa – disse o técnico Tyronn Lue.
Mesmo com pouco tempo para acertar a equipe de novos jogadores, o Cleveland conseguiu se classificar para os playoffs em quarto na conferência leste e eliminou Indiana Pacers (4 x 3), Toronto Raptors (4 x 0) e Boston Celtics (4 x 3) para chegar a quarta final de NBA seguida.
Nesses playoffs, LeBron é o cestinha do time com média de 34 pontos e também lidera os Cavs em assistências, roubadas de bola e tocos. O segundo maior pontuador da equipe é Kevin Love com apenas 13,9 pontos. Para a série final, LeBron James vai precisar de ajuda dos companheiros para superar o poderoso adversário. Mas quem poderia ser esse fiel escudeiro de LeBron? Quem pode ser o braço direito do Rei?
Kevin Love
Considerado um “All Star”, o ala-pivô não consegue executar nesse playoff o talento que já mostrou em outros momentos na NBA. O jogador é o líder em rebotes da equipe com média de 10 por jogo e só fica atrás de LeBron em pontos (13,4), mas é pouco para uma estrela como ele. Kevin Love se recupera de uma concussão no crânio sofrida na série contra o Boston Celtics, é dúvida para a partida de hoje, mas deve se recuperar a tempo para disputar a série final. Love já conquistou um anel de campeão da Liga, em 2016, pelo Cleveland, mas naquela ocasião Kyrie Irving era o principal suporte de LBJ.
J.R. Smith
Grande amigo pessoal de LeBron, J.R. Smith também é um remanescente do time campeão de 2016. Jogador experiente de 32 anos, J.R. não costuma sentir a pressão em jogos difíceis, e tem bom aproveitamento na linha de três pontos, atrás apenas do gatilho de Kyle Korver. J.R. Smith ainda não deslanchou nesses playoffs. Com uma tímida média de 8,1 pontos, o jogador é homem de confiança de LeBron e do treinador Tyronn Lue, e tem personalidade de sobra pra assumir mais responsabilidades nessa reta final.
George Hill
Armador clássico, George Hill chegou em fevereiro ao time, quando houve grande reformulação no elenco. Apesar de priorizar o passe e a organização do time, Hill também tem bom potencial de pontuação, com bom arremesso de fora e ótima capacidade atlética para infiltrações. O armador fez uma grande partida no jogo 6 da série contra os Celtics, fez 20 pontos, em ocasião que eliminaria o Cleveland em caso de derrota e mostrou que pode crescer em momentos decisivos.
Jeff Green
Por causa da lesão de Kevin Love, Green foi titular no jogo 7 contra o Boston Celtics e atuou muito bem. Anotou 19 pontos, atrás na pontuação da equipe apenas de LeBron e fez cestas decisivas para a classificação do time na quarta final seguida. Jeff Green é forte e rápido, tem bom chute de três e é um ótimo defensor. Contra Kevin Durant, Stephen Curry e Klay Thompson, será necessária uma boa defesa durante toda a partida.
Kyle Korver
Uma máquina de arremessos de três pontos. Korver tem 45% de aproveitamento nos chutes de três, nesses playoffs. Costuma vir do banco e arremessar contra os reservas dos times adversários. Ótimo jogador de defesa, foi fundamental na marcação em Brown e Tatum do Boston na final do leste. Se a mão de Korver estiver quente, o jogador pode muito bem assumir o posto de braço direito de King James na difícil missão de encarar o Golden State em mais uma final de NBA.