O Cruzeiro confirmou sua ascensão no Campeonato Brasileiro e venceu o Palmeiras por 1 a 0, nesta quarta-feira, no Mineirão, em Belo Horizonte. O gol foi marcado pelo atacante Rafael Sobis, que completou 100 jogos com a camisa celeste.
A vitória sobre o clube paulista foi a quarta da Raposa nas últimas cinco partidas da Série A. Com o resultado, o Cruzeiro foi a 13 pontos e assumiu a sexta posição, subindo quatro postos na tabela. Nesta rodada, o time de Mano Menezes ainda pode ser ultrapassado por Corinthians ou América, que se enfrentam nesta quinta-feira, em São Paulo.
Na próxima rodada, a equipe celeste enfrenta o Ceará, no domingo, às 19h, no estádio Castelão, em Fortaleza. Já o Palmeiras tem o clássico contra o São Paulo, no sábado.
Início morno no Mineirão
O Cruzeiro entrou em campo sem seu capitão. O volante Henrique foi poupado pelo técnico Mano Menezes, que escalou Lucas Romero no meio. O primeiro tempo teve poucos lances de perigo.
O time de Mano até tentou tomar a iniciativa do jogo por atuar em casa, mas esbarrou na forte marcação do Palmeiras. O time paulista, aliás, parecia pouco ambicioso, se resguardando na defesa e saindo com cautela.
As melhores oportunidades surgiram em cabeçadas de Sassá. Aos 11 minutos, Egídio cruzou para o atacante, que cabeceou a bola para fora. Oito minutos depois, Sassá aproveitou cobrança de escanteio de Robinho e mais uma vez testou longe da meta de Jailson.
Sobis faz o gol da vitória
O Palmeiras voltou do intervalo um pouco melhor. Logo aos 6 minutos, o ex-cruzeirense Dudu dominou uma sobra de bola na entrada da área e chutou forte para a defesa de Fábio.
O Cruzeiro seguiu sem criatividade. O meia Thiago Neves estava sendo marcado de perto e rendeu pouco. Para dar um gás maior ao ataque, o técnico Mano Menezes mandou a campo o atacante Raniel na vaga de Sassá.
Pouco tempo depois, a Raposa abriu o placar com Rafael Sobis. Aos 23 minutos, Robinho recebeu com espaço na direita e cruzou. Dracena não cortou, Sobis tentou de letra, mas a bola mascou e sobrou para o atacante celeste, que chutou cruzado: 1 a 0.
Este foi o primeiro gol de um atacante do Cruzeiro no Brasileiro. Depois do gol, o time mineiro conseguiu controlar bem o jogo e assegurou a vitória. O resultado premiou o técnico Mano Menezes, que celebrou 150 jogos no comando celeste. A torcida saiu de campo feliz pelo resultado. Nas últimas duas rodadas (vitórias sobre Santos e Palmeiras), o time celeste deu um salto na tabela: saiu do 13º posto para o 6º.