Boa parte dos professores das escolas estaduais de Itabira, deve parar suas atividades nesta terça-feira, dia 5 de junho, quando a categoria realizará protestos no “Dia Estadual de Luta”.
A atividade foi construída em unidade com o Sind-Saúde e Sindieletro/MG. A cobrança que será levada, mais uma vez, às ruas pelos/as servidores/as estaduais será o pagamento no 5º dia útil e fim do parcelamento dos salários.
Por telefone o SindUTe em Itabira, confirmou ao Via Comercial a adesão de professores das escolas estaduais no município, mas não soube informar quais instituições serão afetadas totalmente. “Na verdade algumas escolas terão paralisação parcial e outras totais. Não consigo te informar quais, mas todas serão afetadas”, afirmou Vanderléia de Freitas, Coordenadora subsede SindUte Itabira.
Ainda de acordo com Vanderléia, a atividade será com paralisação das atividades. O sindicato já fez a notificação da paralisação ao governo do Estado. “A realização desta mobilização tem como objetivo pressionar o governo a mudar sua política de parcelamento dos salários e também para retornar o pagamento para o 5º dia útil”, reiterou.
Ainda de acordo com a sindicalista a data do pagamento do salário do mês de maio ainda não foi divulgada pelo Governo Fernando Pimentel.
Os congressistas também deliberam pela suspensão das atividades em junho até o pagamento da primeira parcela dos salários, caso não seja feita no 5º dia útil.
A decisão foi tomada após a categoria enfrentar constante instabilidade sobre o pagamento dos salários.