A unidade do Sistema Nacional de Emprego (Sine) localizada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais e a Central de Vagas da UAI Praça 7, em Belo Horizonte, iniciam a partir desta sexta-feira (8/6) a inscrição de trabalhadores interessados em se qualificar profissionalmente. Os cursos são oferecidos no âmbito do FIC/Pronatec e serão desenvolvidos na modalidade de ensino a distância. As inscrições estão abertas até o dia 20 de junho e serão feitas pelos atendentes do Sine, a partir de um perfil desejável.
São oito cursos: Agente de Recepção de Reservas em Meio de Hospedagem, Assistente de Logística, Assistente de Recursos Humanos, Assistente Financeiro, Cerimonialista,
“Esta é uma experiência inédita. Usar a modalidade de ensino a distância para qualificar o público do Sine”, informa o superintendente de Gestão e Fomento ao Emprego da Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese), Márcio Guglielmoni. “Alguns desses cursos já existem de forma presencial, outros foram identificados por meio de uma pesquisa no mercado de trabalho”, explica a diretora de Ensino a Distância, da Fundação de Educação para o Trabalho (Utramig), Tatiane Paula.
Os cursos contam com o suporte de um tutor online e para mediar os conteúdos e propiciar interações, várias ferramentas estarão disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), como fóruns de discussão, chats, biblioteca virtual, mural de avisos e videoaula. Além da frequência online, será exigido o alcance da média mínima de 6,0, para obtenção do certificado.
Trabalhadores interessados devem apresentar, no ato da matrícula no Sine, documento com nome completo e CPF e assinar um termo de compromisso com a declaração da escolaridade.