A previsão otimista, segundo o representante dos lojistas, é devido à melhora na economia, o que gera mais confiança nos empresários. Na opinião de Maurício Martins, alguns setores poderão lucrar mais com a data, como por exemplo: roupas, calçados, relógios, jóias, bijuterias, bolsas e acessórios, óculos, perfumes, cosméticos, eletrodomésticos, eletrônicos, flores, bombons, roupa íntima, lingerie, livros, artigos esportivos, dentre outros.
“Estamos muito confiantes com o Dia dos Namorados. Apostamos num crescimento de até 5% em relação ao ano passado e até uns 5% em relação aos outros dias do ano. Por isso, estamos estendendo o horário de funcionamento do comércio na véspera para que possamos ter uma movimentação expressiva. O Dia dos Namorados é considerada uma excelente data para o comércio e precisamos incentivar os nossos empresários”, destacou o representante da CDL em Itabira.
Saiba mais- No Brasil, mais especificamente em 1948, a antiga rede de lojas Clipper observou que o mês de junho trazia uma queda nas vendas, por conta da falta de uma data comemorativa. Para resolver esse problema, contratou o publicitário João Dória, que trouxe uma reformulação do Valentine’s Day e escolheu o dia 12 de junho para a comemoração, um dia antes do dia do “santo casamenteiro”, Santo Antônio. E a ideia deu muito certo. Até hoje, existem ramos comerciais que consideram a data a segunda melhor oportunidade de vendas, depois do Natal. Reflete as trocas de presentes, simboliza o amor, então traz um aumento considerável nas vendas. Quase todos os casais, hoje, trocam presentes.