O presidente da Acita (Associação Comercial, Industrial de Serviços e Agropecuária de Itabira), Eugênio Muller afirmou que o AgroWin é o segmento com discussões mais avançadas e prevê frutos nos próximos meses, na atividade setorial do WIN (Workshop Itabirano de Negócios) que será em agosto, dias 29, 30 e 31, no Parque de Exposições Virgílio José Gazire. “Não é simples diversificar a economia em uma cidade com atividade mineradora quase que centenária,” revelou o presidente da entidade de classe que organiza o WIN.
Há dois anos o WIN deixou de ser unicamente uma feira de empreendimentos, para se tornar um programa que visa a diversificação econômica, e soltar as amarras que determinam dependência do setor extrativo mineral. São quatro caminhos: tecnologia, indústria criativa, fortalecimento da economia local, e o agronegócio, o que está mais avançado devido ao envolvimento dos atores do segmento. “Parabenizo Evando Avelar do Sindicato Rural pela visão e vontade de fazer acontecer, motivando os demais e colocando as reuniões setoriais para apresentar belos resultados,” disse Eugênio Muller.
No agronegócio há metas definidas para o AgroWin, contando com a participação de representantes dos agricultores, pecuaristas, IMA (Instituto Mineiro de Agropecuária), Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais), Sindicato Rural de Itabira, Epamig (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais), Prefeitura de Itabira através do apoio de duas secretarias, junto com a coordenadora do WIN, Denise Bárbara Alvarenga, trabalhando para alcançar todas as metas estabelecidas.
Geração de mão de obra e renda, além de diversificar a economia é vocação da região, diferentemente de soja, milho e algodão, itens de características das planícies do planalto central. Itabira deve explorar suas potencialidades. “Itabira tem 1254 km2 sendo 92% compondo a zona rural, temos terras e água suficientes, uma vocação agropecuária que transcende a mineração, são muitas propriedades rurais em busca de atividades rentáveis, falta boas ideias com iniciativa para produzir. Soluções adequadas aos recursos que dispomos, ” concluiu.
Um pavilhão durante o WIN será destinada ao agronegócio e suas boas ideias para Itabira. “Somos efetivos no AgroWin. Queremos ver cada vez mais o produtor com condições de se estabelecer. Buscar uma nova realidade e alcançar o lucro, como em qualquer empreendimento. Nossa tradição em Itabira para o agronegócio é centenária e devemos explorar mais esse recursos que podem trazer bons dividendos para nossa região,” disse Evando Lage Avelar, presidente do Sindicato Rural de Itabira.