G1
No lugar de um veículo e outras coisas que costumamos guardar na garagem de casa encontramos prateleiras cheias de livros. É nessa parte da casa, que estava sem uso, que a estudante Tamires Frasson e outros voluntários montaram a primeira biblioteca comunitária de Jaú.
O espaço, que foi inaugurado em março deste ano, além de ser uma opção de lazer para crianças do bairro Itatiaia é também um projeto de incentivo à leitura que tem feito a diferença na comunidade.
“Me mudei para o bairro e senti as consequências da falta de estrutura local – as crianças brincando na rua porque não tem praça ou ao menos um espaço de lazer. Pensando nisso, e com um espaço vago em minha garagem, organizamos um projeto para criar a primeira biblioteca comunitária da cidade. Fizemos uma campanha de arrecadação de livros e conseguimos mais de mil livros em dois meses”, conta Tamires.
O projeto é um dos resultados do trabalho do coletivo Literocupa que se formou em setembro de 2016 com objetivo de ocupar espaços públicos com cultura, arte e literatura, facilitando o acesso da população. Foi através desses eventos que os primeiros livros começaram a ser doados.
“A partir dos saraus e das viradas culturais que organizamos, todos de forma independente, começamos a ganhar doações de livros para trocar nos eventos, e assim estimular à leitura.”
A biblioteca funciona sempre no primeiro e no terceiro sábados do mês, das 13h às 17h. E além do empréstimo de livros, são organizadas atividades e oficinas com as crianças. Tudo com a ajuda de voluntários.
“Contamos com a ajuda de uma voluntária, que é bibliotecária, na organização do acervo, e também de uma pedagoga, na programação de oficinas para as crianças que frequentam a biblioteca. Somos em 16 jovens e os profissionais voluntários.”
Como funciona
Os empréstimos podem ser feitos por qualquer pessoa da cidade, dois livros por vez, com prazo de 30 dias para devolução. E no caso de atraso, a multa também é um incentivo à leitura, pois é cobrada a doação de um gibi por semana de atraso.
A biblioteca também recebe doações de materiais para realização das atividades, podem ser doados: lápis de cor e de escrever; canetas azuis; pranchetas; borrachas; apontadores; folha sulfite, além de livros e jogos infantis.