Seu Joaquim José de Morais mora na comunidade rural de Capitão Felizardo, em Conceição do Mato Dentro, e há dez anos aguardava pelo documento de comprovação da posse da terra. “Estou muito satisfeito de estar recebendo o título de terra. É uma garantia da terra pra mim, para os meus filhos”, disse ele, um dos mais de 100 beneficiários do Programa Estadual de Regularização Fundiária Rural no município, o primeiro do Território Metropolitano.
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (Seda) alcançou nesta semana a marca de 3 mil documentos entregues a famílias de agricultores desde a reestruturação do programa de regularização fundiária rural, em 2015. A ação atende a uma demanda histórica da região.
“É muito difícil conseguir o documento. Vi o trabalho, burocracia, o dinheiro. Então queria agradecer em nomes de todos que estão aqui recebendo o título”, disse a beneficiária Faustina Maria da Silva Oliveira, da comunidade de Santo Antônio do Cruzeiro, durante a solenidade de entrega realizada na Câmara Municipal de Conceição de Mato Dentro.
O secretário de Estado de Desenvolvimento Agrário, Alexandre Chumbinho, destacou, durante a solenidade, que “todas essas ações tiveram início em 2015, quando o governador Fernando Pimentel assumiu o compromisso de fortalecimento da agricultura com base familiar”.
A expectativa, segundo ele, é que até o fim de 2018 sejam entregues cerca de 5 mil títulos de propriedades rurais. Nesta semana, agricultores de Minas Novas, Chapado do Norte e Setubinha também irão receber os documentos. “Esse trabalho só consegue ser bom assim porque tem parceiros que acreditam que reconhecer o direito dos pobres é um dever do Estado”, afirmou.
O programa é realizado em parceria com a Emater-MG, com a Federação dos Trabalhadores Rurais de Minas Gerais (Fetaemg), por meio dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais (STR), com as prefeituras, câmaras municipais, cartórios, Ministério Público Estadual, entre outros.
Também participaram da solenidade de entrega o prefeito de Conceição de Mato Dentro, José Fernando Aparecido de Oliveira, a vice-prefeita Ivete Otoni, o presidente da Câmara Municipal, vereador João Marcos, o gerente regional da Emater-MG, Wagner Vicente de Almeida, o diretor do polo regional da Fetaemg, Pedro Márcio, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, José Rodrigues de Almeida (Zé Paquinha), o secretário executivo dos Fóruns Regionais, Ronaldo Manassés, entre outros.