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Finalmente, a General Motors resolveu fazer mudanças no visual do seu monovolume Chevrolet Spin, que chegará renovado ao mercado no início de julho. Desde que foi lançado em 2012, o modelo colecionou apelidos pejorativos em homenagem a seu estilo de gosto duvidoso. Ficou conhecido nacionalmente como Capivara, mas tinha no espaço interno seu grande trunfo. Agora, a GM deixou o monovolume em sintonia com os outros modelos da marca, dando a ele aspecto mais moderno. As versões aventureiras Activ (cinco lugares) e Activ7 (sete lugares) não trazem mais o estepe pendurado na tampa traseira, mas continuam equipadas com o mesmo motor 1.8 ECO flex. A lista de equipamentos cresceu, trazendo novos itens de segurança e conforto. A GM ainda não divulgou os preços oficiais, que devem ficar entre R$ 70 mil e R$ 90 mil.
Por enquanto, a GM divulgou apenas informações sobre as versões de proposta aventureira, mas, apesar disso, é possível ter uma visão geral sobre as mudanças de estilo do modelo. A ideia foi alinhar o visual do Spin com a família de crossovers da Chevrolet. Com isso, o capô ganhou uma inclinação maior, e os faróis ficaram mais afilados, contando com máscara negra e luz de condução diurna em LED. A grade frontal também ficou mais estreita e traz moldura em Dark Chrome.
Mas as mudanças mais significativas estão na traseira, que ganhou lanternas horizontais bipartidas, invadindo a tampa do porta-malas. Outra novidade ali é o defletor de ar na parte superior da tampa, conferindo discreta esportividade. O estepe, antes fixado na traseira, agora fica sob o porta-malas. As versões aventureiras trazem ainda rodas de liga leve de 16 polegadas com acabamento exclusivo e rack de teto em forma de U, que pode receber barras transversais para o transporte de pranchas ou bicicletas.
O espaço interno sempre foi um dos principais atrativos do Chevrolet Spin, tanto para passageiros quanto para bagagens. Agora, a versatilidade aumenta ainda mais com a segunda fileira de bancos corrediça, montada sobre trilhos, podendo ser movimentada 50mm para frente ou 60mm para trás, favorecendo ora o espaço para os passageiros, ora para a carga. A configuração de cinco lugares tem porta-malas de 710 litros, que pode chegar a 756 litros com a fileira central de bancos totalmente avançada.
Na linha 2019, o modelo finalmente ganhou importantes itens de segurança: pontos de ancoragem para cadeirinhas infantis do tipo Isofix e Top Tether, além do quinto apoio de cabeça e cinto de segurança de três pontos no assento central. A terceira fileira de bancos para a versão Activ7 conta com dois assentos que podem ser rebatidos para ampliar o volume de carga.
O novo Spin traz ainda câmera de ré com linhas guias, acionamento automático do limpador de para-brisa, acendimento automático e ajuste de altura dos faróis, além de repetidor de seta nas laterais do veículo. A versão Activ acrescenta direção com assistência elétrica, controle de velocidade de cruzeiro, sensor de estacionamento traseiro e pneus de uso misto.
De acordo com dados da montadora, o Spin Activ7 acelera até 100km/h em até 11,3 segundos e de 80km/h a 120km/h em até 9,7 segundos. O consumo urbano é de 10,3km/l (g) e 7,0km/l (e), enquanto na estrada a minivan faz 12,0km/l (g) e 8,3km/l (e). Para otimizar o consumo de combustível, o Spin conta com a sexta marcha e grade ativa do radiador, que abre e fecha automaticamente de acordo com as condições de velocidade do veículo e necessidade de refrigeração do motor. Quando fechada, reduz o arrasto do ar e melhora a aerodinâmica, contribuindo para diminuir o consumo de combustível.