No mês passado, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Itabira retomou o recadastramento integral de seus clientes, desatualizado há 30 anos. A última tentativa ocorreu em 2008 e não foi concluída.
O serviço, segundo Leonardo Ferreira Lopes, diretor-presidente do Saae, é necessário para adequar os dados cadastrais dos usuários de acordo com as alterações dos últimos anos, “como por exemplo, corrigir os nomes de ruas, bairros e do próprio cliente, além da categoria de consumo, ou seja, do residencial para o residencial social”, explicou. A categoria social, como esclareceu Leonardo Lopes, são aqueles clientes que no momento estão socialmente vulneráveis e inseridos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).
As equipes de recadastramento começaram pelo bairro Gabiroba, o mais populoso do município, onde permanecerão todo o mês de julho. Em agosto e setembro estarão no bairro Santa Ruth; em outubro, no Santa Marta e, no bairro Fênix, nos meses de novembro e dezembro. “É importante salientar que este trabalho é feito apenas por funcionários do Saae, capacitados, uniformizados e com identificação”, orientou Leonardo Lopes. Ainda segundo ele, deverão ser recadastrados cerca de 33 mil clientes até o final de 2019.