A Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap) entregou nesta quinta-feira (5/7/) 40 ambulâncias-cela para 40 unidades prisionais de todo o estado, durante solenidade realizada na Penitenciária José Maria Alkimin, em Ribeirão das Neves. A iniciativa inovadora reforça ainda mais o Sistema Prisional como referência nacional, já que pesquisas da Seap apontam que o órgão estadual é o primeiro a adquirir veículos desse tipo.
O automóvel possui cela de proteção, o que permite a presença de dois agentes de segurança penitenciários, juntos ao técnico de saúde e o preso. A nova aquisição tem como objetivo principal aumentar a segurança e facilitar os processos de escoltas hospitalares, evitando a necessidade de a ambulância ser acompanhada por um veículo batedor.
O subsecretário de Gestão Administrativa, Logística e Tecnologia, Wilson Gomes da Silva Junior, esteve na solenidade entregando as chaves das ambulâncias-cela. Durante seu pronunciamento, destacou os esforços da Seap em ofertar serviços de excelência.
“Essa entrega demonstra o respeito aos nossos servidores, na condução do preso, dando melhores condições de trabalho e de assistência ao Sistema Prisional. Nós estamos mudando e evoluindo junto com o mundo, essa inovação faz parte dessa busca por um bom trabalho que almejamos. Vivenciamos muitas dificuldades, mas mesmo assim estamos conseguindo entregar muitos equipamentos e iremos entregar ainda mais. E o que dá condições para isso são os bons resultados apresentados pela Seap, que ainda é modelo no país. E esse desempenho vem do esforço dos nossos servidores que dão respaldo para o nosso sucesso” afirma Wilson.
O investimento foi de R$ 7.346.249,52, provenientes do Fundo Estadual de Saúde, que é direcionado ao Sistema Prisional para manutenção de unidades prisionais hospitalares e aquisição de equipamentos para o setor. Os veículos de médio porte são adaptados para transporte de presos e possuem em seu interior macas retráteis, equipamentos e materiais de saúde. Outros benefícios serão a economicidade e eficiência, uma vez que as escoltas hospitalares serão simplificadas e custarão menos.
Para a subsecretária de Humanização do Atendimento, Emília Castilho, que também esteve presente na solenidade, a ação é de grande importância no processo de ressocialização.
“A entrega dessas ambulâncias é a prova da nossa preocupação em construir um sistema humanizado, que ao mesmo tempo traz melhores condições para os nossos servidores. O veículo é mais adequado, e atende tantos os funcionários da área de atendimento, como os funcionários da segurança. Eles irão respeitar todas as necessidades e destaca a nossa caminhada em busca de um Sistema Prisional mais humano e seguro para todos”, diz Emília.
A iniciativa faz parte do programa 208 da Seap, nomeado “Infraestrutura do Sistema Prisional”, que tem como objetivo garantir o conjunto de instalações, equipamentos e serviços adequados para as unidades prisionais.
Além disso, cumpre com a obrigatoriedade da prestação de atenção básica à saúde dos presos, atendendo às necessidades dos núcleos de saúde das unidades prisionais, e ao cumprimento da legislação em vigor. A ação foi conjunta e desde o início envolveu todas as subsecretarias da Seap: Segurança Prisional (Susep), Humanização Do Atendimento (Suhua) e de Gestão Administrativa, Logística e Tecnologia (Sulot).
Segue a lista de cidades e unidades prisionais contempladas:
-Alfenas
Presídio de Alfenas
-Barbacena
Presídio de Barbacena
Hospital Psiquiátrico e Judiciário Jorge Vaz
– Belo Horizonte
Complexo Penitenciário Feminino Estevão Pinto
Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp) Gameleira
Central de Comunicação e Rastreamento Veicular (Cecom)
-Carmo do Paranaíba
Complexo Penitenciário Nossa Senhora do Carmo
-Contagem
Complexo Penitenciário Nelson Hungria
-Curvelo
Presídio de Curvelo
-Formiga
Penitenciária de Formiga
-Francisco Sá
Penitenciária de Francisco Sá
-Governador Valadares
Penitenciária Francisco Floriano de Paula
Presídio de Governador Valadares
-Ipaba
Penitenciária Dênio Moreira de Carvalho
-Juiz de Fora
Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp) de Juiz de Fora
Central de Escolta de Juiz de Fora
Penitenciária Professor Ariosvaldo Campos Pires
-Montes Claros
Presídio de Montes Claros
-Muriaé
Penitenciária Doutor Manoel Martins Lisboa Júnior
-Pará de Minas
Complexo Penitenciário Doutor Pio Canedo
-Passos
Presídio de Passos
-Patrocínio
Penitenciária Deputado Expedito de Farias Tavares
-Ponte Nova
Complexo Penitenciário de Ponte Nova
-Pouso Alegre
Presídio de Pouso Alegre
-Ribeirão das Neves
Centro de Apoio Médico e Pericial
Presídio Antônio Dutra Ladeira
Presídio José Martinho Drumond
Penitenciária José Maria Alkimin
Complexo Penitenciário Público Privado
-São Joaquim de Bicas
Penitenciária Jason Soares Albergaria
Presídio de São Joaquim de Bicas I
Presídio de São Joaquim de Bicas II
-Sete Lagoas
Presídio Promotor José Costa
-Teófilo Otoni
Presídio de Teófilo Otoni
-Três Corações
Penitenciária de Três Corações
-Uberaba
Penitenciária Professor Aluízio Ignácio de Oliveira
-Uberlândia
Penitenciária Professor João Pimenta da Veiga
Presídio Professor Jacy de Assis
-Unaí
Penitenciária Agostinho de Oliveira Júnior
-Vespasiano
Presídio de Vespasiano