Cerca de 600 pessoas estiveram no Centro de Tradições do distrito Senhora do Carmo, na tarde de ontem (7), para participar da primeira edição do Ação Cidadã promovido pela Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS).
“Nosso objetivo foi trazer os serviços da Assistência Social para perto do seu público-alvo. Nós esclarecemos dúvidas, solucionamos pendências e explicamos melhor os nossos programas e funções. Com isso também, temos a oportunidade de conhecer a real demanda do município”, resumiu Maria Marli de Oliveira Martins Rosa, secretária municipal de Assistência Social.
O evento reuniu diversos serviços da SMAS, como os Centro de Referência da Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Conselho Tutelar, Promoção Humana e Cadastro Único (CadÚnico), além dos serviços das secretarias municipais de Saúde (SMS) – Vigilância Epidemiológica – Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ) – atividades de recreação – e, ainda, a Procuradoria Jurídica, por meio do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon). Também participaram da ação, a Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira (Funcesi), o Centro Educacional Roberto Porto (Cerp), a Escola Estadual Trajano Procópio de Alvarenga Silva Monteiro e o Instituto Embelleze.
Enquanto as crianças se divertiam em brinquedos infláveis, pintura facial e recreações elaboradas pela SMELJ, os pais puderam sanar dúvidas jurídicas no estande do Procon e do Serviço de Assistência Jurídica (SAJ) da Funcesi. Nos serviços de saúde, os estagiários do Cerp e a equipe de saúde municipal aferiram a pressão arterial, o índice glicêmico e distribuíram informações sobre vacinação e prevenção das doenças poliomielite e sarampo, bem como a proliferação do mosquito Aedes aegypti, responsável pelas doenças dengue, zika, chikungunya e febra amarela. “Nossa equipe, junto com o Zé Gotinha e a Maria Gotinha, está empenhada em alertar os pais sobre a importância de vacinar”, destacou Rosana Linhares, secretária municipal de Saúde, que ressaltou também a importância de realizar outras edições do Ação Cidadã. “Acho válido, inclusive com essa atual dificuldade sobre movimentos antivacinação, temos que aproveitar todas as oportunidades para falar sobre doenças que podem ser prevenidas com vacinas”, enfatizou a secretária.
Balanço
De acordo com Fabrício Chaves Pinto, coordenador do Procon de Itabira, grande parte dos atendimentos realizados ontem, esclareceram questões de televisão por assinatura, telefonia e garantia de produtos. “Os consumidores que residem na zona rural enfrentam, principalmente, problemas com a Sky Livre e por causa da distância, não procuram seus direitos”, explicou Fabrício Chaves. Já a demanda da equipe de assistência jurídica da Funcesi girou em torno de questionamentos sobre divórcio, pensão alimentícia e correção de nome.
A Polícia Militar também esteve na ação de ontem. Policiais militares do 26 Batalhão ministraram uma palestra do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) para as crianças e os adolescentes presentes no Centro de Tradições.
Marcando presença no evento, o prefeito Ronaldo Magalhães começou pelo estande da saúde, onde assinou a lista de presença e recebeu informações sobre imunização, conversou com moradores e aproveitou para explicar os serviços oferecidos pelo Governo Municipal. “Os distritos de Senhora do Carmo e Ipoema, que abrangem a região rural, têm uma população grande. Então, nós temos que buscar alternativas para atender essas comunidades”, destacou o prefeito. Ainda segundo ele, a união das secretarias para prestar diversos serviços em um só local “é a aproximação do Governo com a comunidade, pois estamos distantes a mais de 30 quilômetros e as pessoas precisam resolver suas demandas. Além disso, é um dia de lazer para as crianças”. O prefeito anunciou ainda novas edições do Ação Cidadã. “A nossa secretária Marli (Rosa) já está programando para Ipoema e vamos fazer também nos bairros de Itabira. Temos que promover os serviços, aproximar o Governo e escutar as reais necessidades da população”, concluiu Ronaldo Magalhães.
O Instituto Embelleze ofereceu durante o evento, designer de sobrancelha e corte de cabelo para crianças e adultos, além de descontos nos cursos profissionalizantes que oferece. Houve também distribuição de pipoca, algodão doce e picolé. Após os atendimentos, foi realizada uma missa e show sertanejo.
Bolsa Família
De todos os serviços ofertados pela Prefeitura, o mais procurado foi o programa federal. De acordo com Marli Rosa, mais de 150 pessoas foram atendidas e puderam atualizar o Cadastro Único, tirar dúvidas e se inscrever também em outros programas do Governo Federal. “Muitas pessoas estavam com dificuldade de ir até Itabira para atualizar os dados e não correrem o risco de perder o benefício”, revelou a secretária. Além disso, segundo ela, a Prefeitura tem até o dia 31 de dezembro deste ano para atualizar todos os cadastros do Benefício de Prestação Continuada (BPC) de idosos e deficientes. “Esse serviço também foi oferecido na programação porque quanto mais gente conseguir se cadastrar ou recadastrar no BPC, não teremos problemas com eventuais perdas dos benefícios”, salientou Marli Rosa.
A dona de casa Ivanete Aparecida Rodrigues estava aliviada com a oportunidade de atualizar os dados cadastrais. De acordo com ela, a ação proporcionou mais conforto e comodidade à população do distrito e região rural. “Essa ação facilitou demais, porque eu teria que ir lá em Itabira até o dia 13 de julho para apresentar os documentos. Minhas vizinhas também vieram pelo mesmo motivo, isso (o evento) ajudou muito”.