O Cruzeiro formalizou ao Spartak Moscou oferta para comprar os direitos econômicos do atacante Pedro Rocha, de 23 anos. A informação foi confirmada pelo agente do atleta, Hamilton Bernard. Responsável por levar a proposta celeste até o clube russo, o empresário disse que há uma promessa de resposta até a próxima sexta-feira, dia 13 de julho. Isso porque a equipe europeia trata em paralelo a venda de outro jogador do mesmo setor, o holandês Quincy Promes. Se o negócio pela saída de Promes avançar, Pedro Rocha deverá permanecer na Rússia. Do contrário, é interesse do Spartak acertar a transferência do ex-atacante do Grêmio.
O interesse do Cruzeiro em Pedro Rocha foi divulgado inicialmente pelo jornal Hoje em Dia, no início de junho. Na ocasião, o diário informou que o objetivo era conseguir um empréstimo do atacante com o Spartak. Sete dias depois, o vice-presidente de futebol da Raposa, Itair Machado, descartou a possibilidade de fazer o investimento. “O Pedro Rocha é um jogador que interessa a qualquer clube brasileiro, mas hoje não dá para o Cruzeiro, são valores muito altos, e, nesse momento, o Cruzeiro não tem como competir pelo jogador”, disse o dirigente, em 13 de junho, à Rádio Itatiaia.
Com as lesões de Fred e Sassá, o Cruzeiro está atento ao mercado atrás de reforços para o setor de ataque. Atualmente, Mano Menezes tem apenas Raniel e Rafael Sobis à disposição para realizar a função de centroavante. Pedro Rocha, no entanto, ganhou visibilidade no Grêmio atuando pelas pontas. Fred passou por cirurgia no joelho direito em 28 de março para corrigir lesão em ligamentos do joelho direito. Ele já está em recuperação, mas só voltará a ficar à disposição de Mano Menezes em meados de setembro. Sassá, por sua vez, teve um problema agudo na cartilagem do joelho esquerdo. O camisa 99 também realizou procedimento cirúrgico no último dia 5 e iniciará fisioterapia. Seu retorno aos gramados deverá acontecer em até três meses (12 semanas).
Pedro Rocha
Formado nas categorias de base do Juventus, de São Paulo, Pedro Rocha se transferiu para o Grêmio ainda na categoria sub-20. Pelo time profissional, entre 2015 e 2017, disputou 126 jogos e marcou 32 gols. No segundo semestre de 2017, foi negociado ao Spartak por 12 milhões de euros (R$ 45 milhões na cotação da época). Atualmente, o Em sua primeira temporada na Europa, o jogador marcou um gol em 14 partidas.