Apesar do período de chuva ter se encerrado, os casos de dengue continuam crescendo em Minas Gerais. O último balanço divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) revela que 22.717 pessoas podem ter sido infectadas pela doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.
O dado corresponde aos números investigados pela pasta até esta segunda-feira (9). O levantamento mostra, ainda, que nos últimos sete dias houve um aumento de 203 doentes.
Além dos infectados, o Estado apura se a morte de 12 pessoas estão relacionadas à enfermidade. Até o momento, Minas confirmou o óbito de cinco moradores dos municípios de Contagem, Arcos, Conceição do Pará, Uberaba e Moema.
Surto
No Estado, o surto da doença neste ano deu-se em abril, quando houve registro de 7.169 casos. Nos doze meses do ano passado foram 25.978 ocorrências em Minas, mas o pior surto da doença aconteceu em 2016, quando o Estado confirmou 519.050 infectados.
Chikungunya e zika
Em relação as outras doenças também transmitidas pelo Aedes, a SES apura 9.678 casos prováveis de febre chikungunya e outros 191 de zika vírus.