Dalma Helena Barcelos Silva (PDT), vice prefeita de Itabira, renunciou o aumento de salários aprovado pela Câmara de Vereadores em 2016, elevando os vencimentos do prefeito, vice e secretários municipais, de acordo com a Lei 4.937/2016.
Dalma solicitou nesta quinta-feira (19), por meio de ofício enviado ao prefeito Ronaldo Lage Magalhães (PTB), que o reajuste não seja incluído em seu salário. A decisão da vice-prefeita partiu depois que uma decisão da Justiça ratificou legalidade no reajuste aprovado há dois anos pelo Legislativo, mas questionado pelo Ministério Público de Minas Gerais (MP), que ajuizou ação civil pública objetivando a ilegalidade da Lei aprovada pela Câmara Municipal em 2016.
Na justificativa, Dalma alega que por “conta da crise em que a gestão pública foi encontrada, pessoalmente não se sente confortável em recebê-lo (reajuste), principalmente diante do momento econômico que agrava a situação federal, municipal e estadual, que impossibilita este mesmo benefício aos servidores municipais”, observou.
O documento foi apresentado na manhã desta quinta-feira (19), ao gabinete do prefeito.