A previsão de conclusão da concepção de um projeto que pode por fim aos problemas antigos de esgoto a céu aberto aos fundos dos bairros Bela Vista e Nova Vista, em Itabira, aumenta ainda mais a angústia dos moradores, que na noite de ontem (18), se reuniram com autoridades públicas, representantes do Serviço Autonomo de Água e Esgoto SAAE), e da mineradora Vale, que juntamente com a prefeitura e o SAAE pretendem acabar com o problema. Os recursos para as obras que ainda não tem data para começar virão da mineradora e da prefeitura. A previsão para conclusão dos estudos, maio de 2019, foi anunciada por um engenheiro da Vale, Daniel Bastos. A empresa é responsável para entregar o projeto.
O esgoto passa pela contenção de rejeito de minério de ferro que fica às margens dos bairros Bela Vista e Nova Vista e há anos virou uma discussão sem soluções que evitem que o volume de água de esgoto sigam incomodando milhares de moradores. A reunião aberta foi convocada pela Câmara de Vereadores.
O engenheiro da Vale ressaltou que a empresa vem limpando a cada seis meses os canais de drenagem e que uma obra de alargamento do canal de drenagem pluvial para desassorear o trecho. Uma outra ação anunciada pela mineradora é o bombeamento na lagoa do Coqueiro, ao fundo do bairro Nova Vista. O bombeamento controla o nível de água, evitando saturamento do canal.
O Secretário Municipal de Obras, Ronaldo Lott Pires, lembrou que as essas ações são temporárias e que apenas a execução do projeto em estudo colocará fim aos problemas.