Pelo menos 17 cursos foram realizados, abrangendo diferentes cadeias produtivas, com foco na qualificação do produtor rural e aprimoramento da agricultura familiar. Os participantes aprenderam, por exemplo, técnicas adequadas no cultivo e manejo de hortaliças; condução de maquinário agrícola; culinária e artesanato.
A Semana do Produtor Rural e o 4º Dia da Comunidade Rural de Itabira foram promovidos pela Prefeitura de Itabira em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Itabira, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater/MG) e Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig).
Em seu discurso, Ronaldo Magalhaes enfatizou a importância do agronegócio à economia local e que o setor é salutar à geração de emprego e renda. “Itabira não é só minério de ferro. Itabira tem uma grande extensão territorial, propriedades rurais e precisamos fazer essa terra produzir”, disse, ao fazer um agradecimento aos alunos, instrutores e entidades cooperadas.
Por sua vez, o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, William Gazire, salientou que a pasta não mede esforços para fomentar e alavancar o desenvolvimento das atividades ligadas ao agronegócio. “A Semana do Produtor Rural faz parte de um conjunto de projetos e ações que a Secretaria soma esforços ao produtor rural. É uma iniciativa que traz retornos grandiosos ao município”.
No fim da tarde e começo da noite de sexta-feira, além de homenagens e entrega de certificados, o encerramento da Semana do Produtor Rural contou com barracas da Associação dos Produtores da Agricultura Familiar de Itabira (Apafi), Associação dos Apicultores de Itabira e Região (Aapitar), representantes da feira itinerante Terra Nossa, além de apresentações culturais da Guarda de Marujos de Nossa Senhora do Rosário, do projeto Sementinhas das Artes e outros.