Uma família do bairro Pedreira do Instituto, em Itabira, está passando por um momento de grande comoção, após o furto de um aparelho de surdez de uma criança de sete anos, cujo valor ultrapassa R$ 38 mil. Sem condições de arcar com a compra de um novo aparelho, a mãe da criança, Leydiane Barbosa Aguiar, está compartilhando uma “carta” por meio do aplicativo de mensagens whatsapp pedindo auxílio para arrecadar o dinheiro para compra de um novo equipamento.
Na mensagem ela conta toda a trajetória, de sua filha Emanuely Aguiar, que teve sua surdez diagnosticada aos oito meses de idade, o que segundo a mãe, “foi um baque em sua vida”.
“Eu não queria acreditar, mas graças a Deus tudo se resolveu no momento. Então começamos nossa rotina de levá-la pra fisioterapia, fonoaudiologia, na APAE de Itabira. Começamos ir para Belo Horizonte toda semana atrás de recursos, onde minha filha usou a Ass (aparelho auditivo) para ver se obteria alguma resposta com ele. Mais uma vez nada. Médicos falaram: mãezinha sua filha não teve resposta”, conta a mãe na mensagem.
Sem o resultado alcançado a criança precisou passar por um implante coclear, um dispositivo médico eletrônico para pessoas com perda auditiva. Este dispositivo funciona transformando sons em estímulos elétricos que são enviados diretamente ao nervo auditivo.
“Minha filha fez esta cirurgia dia 4 de março de 2015 e ativou o mesmo no dia 9/05/15. Foi uma emoção muito grande ver minha filha escutar minha voz pela primeira vez. Eu sabia que a partir daquele momento a vida da minha filha iria mudar. Com pouco meses ela falou mamãe. Mais uma vitória alcançada. Hoje minha filha tem 7 anos e já me emocionou várias vezes. Como ela desenvolveu com ajuda de profissionais ao seu redor. Hoje não trabalho, mas dediquei minha vida, meu tempo a ela. Ela é implantada há 3 anos e já desenvolveu bastante”, relata.
Sem entrar em detalhes, a mãe diz apenas que o aparelho auditivo foi “roubado” e solicita ajuda da população para a compra de um novo aparelho. O roubo aconteceu durante um passeio a Santa Maria de Itabira. O aparelho foi retirado de dentro do carro da família.
“Infelizmente há 3 meses este aparelho, que ajudou minha filha a escutar pela primeira vez foi roubado. Coloquei em redes social, rádio. Colei panfletos e nada. Minha filha está sem escutar. Chorei muito pois, um sonho foi interrompido sem explicação. Este aparelho é muito caro e eu e minha família não temos condições de comprar outro. O valor dele é R$ 38. 500. Por isso estou aqui atrás desta carta pedido ajuda de vocês amigos, que ajudem minha filha a voltar ouvir e aprender mais. Ele a ajuda a desenvolver mais na escola. Eu serei muito grata a todos. Eu sei que juntos somos fortes. Obrigado a todos. Que Deus abençoe vocês. Obrigado”, solicita a mãe.
Os interessados em ajudar a família a adquirir este aparelho, devem entrar em contato pelo telefone 98786-0409.