Uma vitória com a marca e a cara do capitão Leonardo Silva, nesta quarta-feira (25), deu forma à reabilitação do Atlético no Campeonato Brasileiro e a volta do zagueiro, recuperado de lesão que o tirou de ação por quase dois meses. Dono do maior número de finalizações, o Paraná não conseguiu balançar as redes de Victor e acabou derrotado por 2 a 0 no Horto. O outro tento do alvinegro foi marcado pelo volante Elias.
Com o suado triunfo, o alvinegro chega aos 26 pontos, dorme no G-4, e evita que os adversários do pelotão de frente se distanciassem na tabela. De quebra, acabou com uma sequência de duas derrotas consecutivas no Brasileirão, contra Grêmio e Palmeiras. Na próxima segunda-feira (30), Larghi e seus comandados irão à Salvador, onde encaram o Bahia de Enderson Moreira.
O jogo
Num primeiro tempo em que o Paraná começou assustando desde o início, o primeiro susto veio com menos de dois minutos. A bola, contudo, acabou na linha de fundo.
Mostrando mais movimentação do que nos jogos anteriores, o Atlético tentava chegar na área adversária, mas as finalizações não apareciam. O Tricolor paranaense, porém, não tinha a mesma dificuldade para chutar a gol. Foram sete tentativas, sendo três com perigo real.
Aos 39, veio o castigo para os visitantes e o presente para os mandantes do duelo em Belo Horizonte. Após cobrança de falta do uruguaio David Terans, que fazia sua estreia em casa, Leonardo Silva subiu mais que a defesa adversária e empurrou de cabeça para o fundo das redes.
Foi o tento de número 32 do maior zagueiro artilheiro dos 110 anos do clube alvinegro; Léo, que formou zaga com Maidana, já que Gabriel foi cortado devido a uma forte gripe, completou 399 jogos pelo Galo.
Aos 44, Terans teve a chance de ampliar, mas acabou parando no goleiro paranista.
Segundo Tempo
Precisando empatar o duelo, o Paraná voltou para a segunda etapa pressionando. Até os 15 minutos, o time de Rogério Micale desperdiçou três grandes chances de deixar tudo igual. Contudo parou nas mãos do camisa 1 atleticano.
Vendo a necessidade de fechar mais a equipe, Larghi sacou o argentino Andrade e deu lugar a Lucas Cândido. O meio-campista deixou o campo sob aplausos da torcida presente na Arena Independência.
Aos 25, quase o Paraná chegou ao empate, quando num chute forte, Victor quase fez como o uruguaio Muslera na Copa da Rússia, no duelo contra a França. A bola, que passou pelas mãos do goleiro, ganhou direção do poste direito e, sem força, não entrou.
Dois minutos depois, Elias, que vinha sendo bastante questionado, aproveitou vacilo no meio de campo, arrancou em direção para o gol e deixou o dele. Era o gol da tranquilidade do Atlético na partida.
Mais leve e empurrado pela Massa, o time atleticano partiu para cima do assustado Paraná. Um susto, porém, marcou o final da partida. Após entrada dura no adversário, Lucas Cândido acabou expulso e deixou o campo reclamando bastante, aos 36 minutos.
Com o revés, o Paraná chegou a 12ª derrota em 30 jogos disputados na temporada. O time de Micale segue na zona de rebaixamento do Brasileirão.
O Galo, por sua vez, quebrou uma sequência de 8 partidas sendo vazados. Eram 16 gols sofridos ao todo.