A medida adotada pelo prefeito Ronaldo Lage Magalhães (PTB) de proibir a comercialização de bebidas alcoólicas na feira livre que acontece todos os sábados no bairro Esplanada da Estação gerou a indignação dos feirantes, que tentam agora um abaixo-assinado na tentativa de derrubar a determinação.
Para traçar as principais estratégias dos próximos dias, a Associação dos Feirantes marcou para amanhã (31) uma reunião no prédio da Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uaitec), na antiga estação ferroviária.
A principal reclamação do presidente da Associação dos Feirantes, Geraldo Magela Moreira Duarte “Tropeiro”, é de que o prefeito tomou a decisão de vetar o consumo de bebidas na feira, sem realizar uma consulta aos interessados. A primeira feira sem o consumo de bebida alcoólica ocorreu no sábado (28) e foi marcada por muita reclamação dos frequentadores e principalmente dos feirantes.
Em entrevista ao jornal Diário de Itabira, Tropeiro, reclamou da ação e disse que a feira é uma tradição no município.
“Essa feira existe há mais de 40 anos. Já se tornou tradição nas manhãs de sábado pessoas virem aqui e colocar o papo em dia. E, enquanto conversam as pessoas comem, bebem e no final fazem suas compras ainda”, disse ele.