O imbróglio entre os feirantes e a Prefeitura ganhou mais um capítulo, após a reunião do secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Willian Sampaio Gazire com membros da Feira Livre de Itabira, realizada nesta terça-feira (31).
No encontro, o representante da Prefeitura não descartou a possibilidade de rever o decreto assinado pelo prefeito Ronaldo Lage Magalhães (PTB) proibindo a comercialização de bebidas alcoólicas no local, mas foi firme ao dizer que os feirantes precisam se regularizar, se quiserem continuar utilizando o espaço público.
Em sua participação, Willian Gazire justificou o impasse gerado na falta de regularidade no funcionamento da feira, há mais de 40 anos. Segundo ele, em todo este tempo os feirantes não realizaram o registro da atividade, assim como a Prefeitura, que até então não havia feito esta cobrança.
Durante a reunião, ficou acertado que os feirantes farão um levantamento mais preciso do número exato de comerciantes e o posicionamento de cada um deles, para posteriormente voltarem à dialogar com o poder público. Quanto ao abaixo-assinado, que estava sendo planejado, os feirantes recuaram, até que haja nova conversa.
Ao mostrar abertura para revisão do decreto que proibiu a venda de bebidas, Willian Gazire foi claro que a regularização não está em negociação e que os feirantes precisam sim, providenciar toda documentação necessária para continuarem suas atividades.
Ainda de acordo com o secretário, um novo espaço está sendo disponibilizado para os feirantes, que será uma área definitiva. No entanto, reforçou ele, apenas aqueles que estiverem regularizados é que terão direito de usar o local.