Superela
Existe um mito de que é mais difícil cuidar dos cabelos cacheados do que os cabelos lisos. O problema não está na estrutura do fio, e sim na mídia que insistia em reforçar a ditadura do liso e fornecia pouca (ou quase nenhuma) informação para as cacheadas. Felizmente, as mulheres estão cada vez mais aceitando suas madeixas naturais e procurando ou produzindo conteúdo informativo sobre os cachos.
O cronograma capilar é uma maneira ótima de controlar os fios e saber exatamente do que o seu cabelo precisa. Ele é dividido em três etapas principais: hidratação, nutrição e reconstrução. Existem ainda outros tratamentos como a umectação que não precisam seguir um cronograma específico, é só fazer quando der vontade. Organizar uma “agendinha” é o primeiro passo fundamental para cuidar dos cabelos cacheados ou qualquer outro tipo de cabelo. Se quiser entender mais sobre o assunto, clique aqui.
Outra dica de ouro é sempre ficar atenta aos rótulos. Nem sempre um creme tem o efeito que ele promete, você deve se guiar sempre pelos ingredientes da fórmula. Para saber o que fazer em cada etapa, veja a lista abaixo:
Como cuidar dos cabelos cacheados
Hidratação
A hidratação é um processo que serve para repor a água dos fios. A sua principal função é recuperar os fios ressecados, recuperando a maciez e suavidade do cabelo. Geralmente, os produtos hidratantes contém extratos vegetais, pantenol, glicerina, aloe vera, silicones, vitaminas, mel e açúcares. Em casa, você pode apostar no amido de milho, que é um grande aliado dos fios. Mais conhecido como maizena, esse ingrediente não pode ser aplicado direto nos fios, o ideal é adicionar ao creme de tratamento que você já está usando.
Nutrição
Já a nutrição, como o nome sugere, é um processo para devolver nutrientes ao cabelo. Os cremes de nutrição contém, entre outros, óleos vegetais, manteigas vegetais, ceramidas, tutano vegetal ou animal. O óleo de argan, por exemplo, é um dos ingredientes de nutrição mais famosos e eficazes. Você deve investir nesse processo quando o cabelo estiver fraco, sem brilho ou tiver sofrido danos externos (sol, chuva, vento).
Reconstrução
A reconstrução é o melhor e pior processo do cronograma capilar. A queratina, principal componente dos cremes de reconstrução, é ótima para trazer resultados rápidos aos fios, mas essa pressa pode ter o efeito contrário se você não souber dosar. A queratina sem controle pode deixar os cabelos enrijecidos, sem briljho e sem movimento, ou seja, acaba com o efeito dos outros processos. A reconstrução deve ser feita no máximo duas vezes ao mês, dependendo do quão danificado é o cabelo natural.
Umectação
A umectação é um tipo de nutrição perfeita para cuidar dos cabelos cacheados. A diferença é que ela precisa ser feita nos cabelos secos e semisujos, porque os óleos não penetram nos fios, então a cutícula não precisa estar aberta para receber os nutrientes. O óleo de coco é o mais famoso para este tipo de tratamento, mas se o seu cabelo não se adaptar, existem outros óleos como o de rícino que têm o mesmo efeito. A umectação noturna é ideal para quem não tem tempo de cuidar dos fios ao longo do dia. Você só precisa literalmente besuntar seu cabelo de óleo e lavar assim que acordar.
Penteado
Por fim, um penteado não é exatamente uma forma de cuidar dos cabelos cacheados, mas depois de todos esses cremes, dá até vontade de usar um cabelo mais arrumado né? A nossa amada colunista Karla Lopes fez um vídeo mostrando como ela faz uma tiara de tranças no cabelo, bem princesinha