Uma mensagem falsa com oferta de internet grátis está circulando via WhatsApp. Em apenas uma hora, foram mais de 2.600 acessos ao link proposto no texto, segundo monitoramento da empresa de cibersegurança PSafe. “Os cibercriminosos se aproveitam do fato de 69% da população brasileira se conectar à internet via smartphone para atraírem a atenção da população”, informou a PSafe.
Como funciona o golpe – Ao clicar no link, o usuário é direcionado para uma página na qual ele é informado de que foi selecionado para ganhar até 20GB de internet. Nesta página, o usuário é orientado a responder três perguntas: “Quantos dias de internet gratuita você deseja ativar?”, “Quantos GB você gostaria de receber de sua operadora?” e “Qual rede você gostaria de ativar?”. Após responder à última pergunta, a pessoa é informada que, para ativar o pacote gratuito de até 20GB de internet, ela deverá compartilhar a mensagem com três amigos ou grupos de WhatsApp. Após o compartilhamento, a suposta oferta de internet móvel estaria disponível em até cinco minutos para o usuário. No entanto, ao invés disso, surge uma página de alerta no celular da vítima informando supostos problemas no celular e sugerindo o download de aplicativos maliciosos.
O problema de golpes como esses, segundo especialistas em segurança, é que, ao clicar no link, o usuário pode ter os dados roubados e a máquina infectada por vírus.
Saiba como se proteger:
Segundo o Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), em Santa Rita do Sapucaí, alguns procedimentos básicos podem garantir a segurança do usuário.
Primeiro, é recomendado manter habilitada a opção de segurança que inibe download de aplicativo não relacionado à loja oficial do dispositivo. Também é importante verificar se o endereço apresentado é de fato da empresa que afirma ser (verificar o cadeado de segurança no navegador, ao lado esquerdo na barra de endereço da página, e o destino do site acessado). Se for necessário preencher um formulário ou atualizar um cadastro, ligue para a empresa para verificar a veracidade da campanha. E, por fim, mantenha o antivírus atualizado.