Durante a inauguração das novas instalações do Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Stella Lage Rosa (rua Estrela, nº 55, bairro Água Fresca), no final da tarde desta quarta-feira (8), o prefeito Ronaldo Magalhães afirmou que outras creches também serão ampliadas.
Desde 2017, como informou José Gonçalves Moreira, secretário municipal de Educação, o Governo Municipal aumentou cerca de 20% a oferta de vagas na Educação Infantil. “A rede infantil municipal ficou parada por quatro anos e, desde o ano passado, já abrimos mais 200 novas vagas, 50 aqui (Stella Lage) e as demais nos centros dos bairros Nova Vista, Boa Esperança e Bethânia”.
Para o prefeito Ronaldo Magalhães, esta ampliação se tornou realidade devido ao planejamento nas áreas consideradas prioritárias em sua gestão. “Elaboramos um plano dentro da educação, saúde, assistência social e, apesar de não ser função municipal, da segurança pública. Eu entendo que a educação é uma das principais ferramentas para o melhor desenvolvimento da nossa juventude. A escola não vai transformar, mas pode contribuir com a mudança e a cidadania, que começam nos primeiros anos de vida”. O prefeito anunciou ainda a retomada das obras em quatro centros: Boa Esperança, Fênix, Barreiro e Gabiroba. Esta última, segundo ele, irá oferecer mais 150 vagas.
Aumentar mais 50 vagas, segundo Ester Prado, coordenadora do Cemei Stella Lage, além de beneficiar a comunidade aliviando a lista de espera, ofereceu mais conforto aos alunos. “De três turmas, passamos para sete, os cômodos são mais espaçosos e o número de funcionários também cresceu. Os moradores têm muitos motivos para comemorar”, afirmou a coordenadora.
Educação Infantil
Para readequar o Cemei Stella Lage foram investidos aproximadamente R$ 15 mil dos cofres públicos. O aluguel da antiga Casa Paroquial, transformada em anexo da creche, é R$ 1,8 mil.
Cerca de 22 funcionários são necessários para desenvolver as atividades no Cemei, que abrangem alimentação e projeto pedagógico. De acordo com Ester Prado, uma vez por semana a creche recebe a visita de uma nutricionista, que define o cardápio dos alunos. “A rotina das crianças começa às 7 horas com o café da manhã, antes do almoço oferecemos frutas e mamadeira com suplemento alimentar. No período da tarde, elas têm mais duas refeições, tomam banho e ficam prontas para os pais às 16 horas”. Ao longo do dia também são realizadas as atividades pedagógicas como as cantigas que atuam no desenvolvimento da linguagem oral; desenhos livres e trabalhos com “massinha” de modelar para contribuir na evolução motora; atividades lúdicas, cinema e contação de histórias. “Existe um protocolo de desenvolvimento infantil para cada aluno e, no final do período, os pais recebem um boletim com todas essas informações referentes à evolução da criança nas diversas áreas”, explicou a coordenadora.
Até o momento, o Município conta com 18 centros de Educação Infantil e 260 funcionários para atender crianças entre seis meses e três anos de idade. São oito creches municipais com 448 alunos e dez conveniadas atendendo a 573 crianças, totalizando então, 1.021 alunos.