O festival, de acordo com a SMELJ, tem como finalidade incentivar a criação de pipas e despertar o lado infantil dos participantes, sejam adultos ou crianças. Além disso, promover a consciência ambiental, já que o regulamento da competição não permite o uso de plástico, cerol, linhas de anzol, nylon ou materiais que agridam a natureza na confecção das pipas.
“Acredito que o festival será um especial momento de lazer e recreação para toda a família e, também, estimula o interesse pelas atividades tradicionais que agora são consideradas alternativas”, avaliou José Gonçalves Moreira, secretário da SMELJ.
Competição
Serão premiados os 1º e 2º lugares das seguintes categorias: maior e menor pipa, participante mais novo e mais velho, engenhosidade, manobra e, ainda, o destaque do evento. Quatro jurados irão avaliar as pipas no chão e no ar. Elas deverão ainda, permanecer voando no mínimo cinco minutos e no máximo dez. Os maiores e menores papagaios também terão que voar, mesmo que por um tempo inferior às demais. No dia do festival haverá oficina para instrução e confecção e Hospital das Pipas para aquelas pipas que sofrerem algum estrago antes das provas.
Confira o regulamento completo no seguinte link.