No somatório dos pontos acumulados venceu a Escola Estadual Dona Eleonora Nunes Pereira, com 280 pontos. Na segunda e terceira colocação ficaram as escolas estaduais Trajano Procópio (272) e Major Lage (270).
A final da gincana durou manhã e tarde na Associação dos Técnicos Industriais da Vale (Ativa), no bairro Amazonas, e reuniu mais de 900 estudantes. Alunos e educadores brincaram e competiram em provas de natação, bandeira, decisão do futsal, grito de guerra, coreografia, corrida do ovo e outras disputas.
Nos meses que passaram também houve festival de música, competição de carrinhos de rolimã, torneio de futsal, xadrez, “show do milhão” e outras atividades.
O programa
O Conexão Jovem é um programa de fortalecimento juvenil e prevenção de vulnerabilidades sociais. A ação é desenvolvida pela SME em parceria com as secretarias Municipais de Saúde e Assistência Social.
José Gonçalves Moreira, secretário de Educação do município avalia que a gincana deu um salto de 2017 para 2018. No primeiro ano seis escolas participaram; neste, foram 11. A expectativa para o ano que vem é abranger, ao menos, 16 instituições. “Devo lembrar que tanto no ano passado quanto neste ano, não tivemos problema algum de comportamento de aluno, nada de má disciplina”.
Muito além do brincar, a gincana estimula a aprendizagem, o desenvolvimento cognitivo e social do aluno, defende José Gonçalves. “O aluno sai daqui sabendo que tanto a escola, quanto uma empresa ou toda uma cidade só irá para frente quando todos, de fato, derem as mãos”, concluiu.
1 comentário
Parabéns a SME. Itabira precisa mesmo de atividades q promovam o entrosamento e diversão entre os jovens.