No fim da manhã de ontem, segunda-feira (13), um eletricista de 36 anos, funcionário de uma empresa terceirizada da Usiminas, se acidentou enquanto realizava uma manutenção programada na área da sinterização na siderúrgica, em Ipatinga. É o terceiro acidente na unidade em menos de uma semana. Na sexta, a usina precisou ser evacuada por causa da explosão de um gasômetro.
De acordo com a Fundação São Francisco Xavier, responsável pelo Hospital Márcio Cunha, onde o eletricista foi socorrido, ele teve uma amputação em um dos braços, passou por cirurgia e está internado em estado grave; o quadro dele é estável.
Por meio de nota, a Usiminas confirmou o acidente e informou que lamenta o ocorrido. “Ele foi prontamente socorrido e encaminhado ao Hospital Márcio Cunha, em Ipatinga. A empresa ressalta que a Sinterização não tem ligação com as áreas das ocorrências anteriores e que já está apurando as circunstâncias do acidente.”
Terceiro acidente grave em menos de uma semana
Este foi o terceiro acidente grave registrado nas depencências da usina em Ipatinga. Na última quarta-feira (8), um funcionário de uma outra empreiteira que presta serviços à Usiminas morreu enquanto trabalhava na manutenção de um equipamento. Luís Fernando Pereira, de 38 anos, trabalhava no despoeiramento da aciaria, local da usina onde o ferro gusa é convertido em aço, quando o acidente ocorreu. A empresa ainda não informou as causas do ocorrido.
E na tarde dessa sexta-feira (10), a explosão de um dos gasômetros, também na área da aciaria, fez a usina ser evacuada. Trinta e quatro pessoas foram levadas para o hospital, mas nenhuma em estado grave.