Com essa atividade, o IBGE dá prosseguimento ao compromisso de fornecer informações cada vez melhores sobre povos e comunidades tradicionais, em conformidade com o Decreto nº 8.750 de 2016. Além do refinamento da identificação de povos indígenas, o Censo 2020 pretende incluir as comunidades quilombolas, através de uma questão de pertencimento específica, que será testada nesta prova piloto.
Os objetivos das provas piloto são de testar a primeira versão dos questionários (Básico e da Amostra) para avaliar o tempo de coleta de cada modelo e o entendimento de cada quesito por parte do entrevistado; testar a funcionalidade do aplicativo de coleta; e fornecer subsídios para a elaboração de propostas definitivas dos quesitos.
No desenho da primeira prova piloto foi levada em consideração a necessidade de testar algumas das inovações metodológicas relacionadas à temática dos povos e comunidades tradicionais, assim como levantar insumos sobre necessidades de adaptações metodológicas.
O trabalho nas aldeias/comunidades indígenas e nas comunidades quilombolas busca, através de uma metodologia de observação dos instrumentos de pesquisa e de apoio à pesquisa, criar insumos necessários para validação das metodologias propostas e identificar necessidades de adaptações metodológicas e operacionais.
Para mais informações sobre esse assunto acesse a página do IBGE na Internet –www.ibge.gov.br ou diretamente na Agência de Notícias IBGE – http://agenciadenoticias.ibge.