[URIS id=44133]
The Next Web | Foto: WHAAMFX
Quando um adolescente milionário decide financiar a construção de uma armadura do Dr. Octopus, um dos principais vilões do personagem Homem-Aranha, todos nós deveríamos ficar preocupados. Felizmente, o jovem em questão, chamado Erik Finman, decidiu usar os seus “poderes” para o bem.
Em 2014, Finman foi considerado pela revista Time como um dos adolescentes mais influentes daquele ano. Hoje, com 19 anos, ele tem ajudado a financiar um traje robótico com braços mecânicos bastante similar ao utilizado por Dr. Octopus nos quadrinhos da Marvel.
Um prodígio nas finanças
Finman começou a investir com apenas 12 anos. Ao receber US$ 1 mil de presente da sua avó, decidiu converter o dinheiro em Bitcoins, algo que naquele momento não passava de uma aposta longínqua. Com a valorização da criptomoeda, seus US$ 1 mil se multiplicaram muitas vezes, tornando o jovem um milionário.
Contudo, por qual razão o rapaz decidiu investir parte da sua fortuna para reproduzir a arma de um dos vilões mais icônicos dos quadrinhos? O site The Next Web conversou com ele para entende melhor essa história.
“Eu cresci com a robótica por perto, ganhei meu primeiro kit com três anos e adorei. Porém, na escola tive experiências terríveis e meus professores riam de mim por ser tão fascinado pela robótica”, ele explica.
Por conta disso, Finman deixou a escola para se dedicar a alguns projetos de robótica, e alguns renderam um bom dinheiro. Ao conhecer um amigo, ambos chegaram à conclusão que seria “um sonho” construir algo assim.
“Então eu quis muito ajudá-lo porque ninguém me ajudou quando eu estava crescendo. É importante encorajar essas ideias nos jovens. Então eu decidi usar minha experiência e reuni uma equipe de engenheiros para dar vida a esse projeto”, completa Finman.
Uma invenção que será usada para o bem
Aristou, o amigo que teve a ideia, tem apenas 10 anos e sofre com problemas de hipermobilidade, será diretamente beneficiado. O traje está sendo construído sob medida para ele. Ainda não pode ser considerado um dispositivo médico, como uma prótese, mas as pesquisas levam a crer que a equipe possa atingir esse resultado.
“Por enquanto é apenas um hobby, mas existem muitos investidores interessados em seguir adiante com esse projeto. Porém, a menos que algum deles esteja disposto a me dar um cheque alto para financiamento de ações de educação e robótica, a ideia do traje vai continuar sendo um hobby”, acrescenta.
Decidido, o jovem está iniciando agora o seu trabalho com um startup chamada Botangle. O foco do projeto está nas ações educativas. É impossível prever quais serão os resultados desse trabalho, mas ao que tudo indica há muito potencial nessa ideia para transformá-la em algo extremamente útil para milhares de pessoas.
Embora a inspiração do projeto tenha nascido a partir das armas de um vilão, se a ideia seguir conforme os planos da dupla, a armadura do Dr. Octopus tem tudo para se tornar o traje de um herói na vida real.