Um acidente com uma carreta que transportava uma retroescavadeira fechou parte do Complexo da Lagoinha, no Centro de Belo Horizonte. O veículo bateu em vigas de sustentação de uma das trincheiras na noite de domingo e já foi retirado, mas na manhã desta segunda-feira ainda havia reflexos de lentidão no trecho, que foi parcialmente interditado.
Segundo a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) da capital, o motorista desobedeceu a sinalização de altura máxima, que no local é de 4,5 metros, e colidiu com as estruturas de concreto. “Várias vigas foram deslocadas com o impacto. Defesa Civil está no local realizando avaliações e até o momento interditou temporariamente via no sentido Barro Preto e a pista da esquerda no sentido Pampulha”, informou o órgão na noite passada.
Das 20 vigas da trincheira entre o Túnel da Lagoinha e Viaduto Oeste, há marcas de danos em 15 delas. Porém, as cinco primeiras são as mais danificadas. As outras foram apenas lascas de concreto. No início da manhã, a prefeitura, Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) e Defesa Civil articulavam vistorias para avaliar se houve dano estrutural ou não, e até que ponto será necessário manter os bloqueios.
Agentes da BHTrans seguiram para o local ainda à noite e o veículo foi retirado. Nesta manhã, a empresa de trânsito informou que o local está sinalizado e agentes da BHTrans orientam os motoristas. “A programação semafórica do entorno foi alterada para redução do impacto no trânsito”, informou a empresa. Os ônibus das linhas 52, 63, 68, 5250 e 5550 operam com desvios.
Por volta das 7h, havia reflexos de lentidão nas avenidas Cristiano Machado e Antônio Carlos. Na Avenida Pedro II, o fluxo está normal para o horário, de acordo com a BHTrans.