Os problemas de captação de água em Itabira parecem não ter fim. Em entrevista ao jornal Diário de Itabira desta quarta-feira (22), o diretor-presidente do SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto – Leonardo Ferreira Lopes, fez novo alerta. Segundo Lopes, “se não chover até outubro e a população não economizar, já em novembro vai faltar água em Itabira”.
Lopes admitiu que as últimas chuvas aliviaram um pouco a situação, mas não foram suficientes para garantir um quadro tranquilo. Na Estação de Tratamento de Água (ETA) Pureza, responsável pelo abastecimento de mais da metade da cidade, o nível é baixo e o reservatório está praticamente seco.
Para tentar evitar e reduzir o desperdício, o SAAE está realizado obras de manutenção e substituição das redes em pontos críticos pela cidade. Um deles está no bairro Hamilton, onde de acordo com o SAAE, as obras começaram nesta quarta-feira (22). “É preciso que a população se conscientize que enfrentamos uma crise hidríca e que não temos mais água em abundância. Precisamos economizar para não enfrentarmos outro desabastecimento, ainda pior”, disse Lopes em entrevista.