Itabira teve uma noite festiva nesta quarta-feira (22), quando O Centro Universitário UNA realizou evento para a aquisição do novo prédio da Faculdade Una na cidade. O prédio onde funcionará o campus, conhecido por “Elefante Branco”, fica na interseção da Av. Daniel Jardim de Grisólia e das Ruas São José e Guarda-Mor Custódio, próximo à Praça Nico Rosa.
A abertura aconteceu no teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, com a reitoria do campus Itabira, Débora Guerra, o representante do grupo Ânima Átila Simões, diretor da Una Itabira Cleiton Geraldo Mendes Miranda, professores, estudantes e autoridades municipais.
“Quando o grupo Ânima apresentou a proposta para adquirir o prédio, contribuiu com um dos primeiros objetivos do nosso governo, que começamos a discutir em janeiro do ano passado, que era solucionar definitivamente esta questão”, afirmou Ronaldo Magalhães. Segundo o prefeito, o Governo Municipal atuou como facilitador desta transação, principalmente no que diz repeito à documentação e orientação nos processos de alvarás, registros e Recuperação Fiscal (Refis). “E isso (investimento da Una) traduz o nosso esforço na busca pelo desenvolvimento econômico com a geração de emprego e renda no município”, completou Ronaldo Magalhães.
De acordo com Átila Simões, desde o início do processo de instalação do campusUna Itabira, o Governo Municipal se prontificou a orientar sobre todos os protocolos necessários. “A Prefeitura sempre se mostrou atenta aos documentos que precisamos, nos orienta sobre quais caminhos seguir, de forma que a gente consiga fazer as coisas no menor tempo possível, respeitando todos os procedimentos legais necessários, mas na velocidade que a modernidade precisa”, declarou o vice-presidente do grupo Ânima.
Para a itabirana Débora Guerra, vice-reitora da faculdade Una, o momento é histórico para a cidade e para a instituição, já que contribuirá para a “transformação” da cidade. “Poderíamos ter comprado um terreno ou outro imóvel.No entanto, vamos fazer de tudo para que o dito, infelizmente, elefante branco, que tanto nos angustia e bem no coração da cidade, seja transformado em um espaço de aprendizagem, de conhecimento, de potencialidades e de transformação de vidas. Enfim, tudo que uma escola de qualidade pode ofertar”, ressaltou.
Logo depois a comemoração foi para as ruas no entorno do prédio adquirido pela faculdade. O público foi animado pelo trio elétrico do bloco Então Brilha.
Sobre a Una
A Una faz parte do grupo Anima Educação, que está entre as maiores instituições educacionais do país. Pelo sétimo ano consecutivo, o Centro Universitário Una figura entre as cem melhores empresas para trabalhar do país, comprovando sua qualidade no ensino e a preocupação com as pessoas. O ranking é divulgado pelo Instituto Great Place to Work (GPTW) da Revista Época.
O Centro Universitário Una é o Melhor Centro Universitário privado de Minas Gerais, de acordo com a avaliação do Índice Geral de Cursos (IGC) divulgado pelo Ministério da Educação (INEP/MEC). A Instituição possui 57 anos de atuação no ensino superior mineiro, oferecendo uma sólida formação profissional e um processo de aprendizagem diferenciado para seus alunos. Atualmente, são 18 unidades, localizadas em pontos estratégicos de Minas Gerais e Goiás, com a oferta de cursos de graduação, pós-graduação lato e stricto sensu, cursos de curta duração e idiomas.