Na última quarta-feira (22), ocorreu a Roda de Conversa entre os psicólogos da cidade de Itabira e região e representantes do Conselho de Psicologia, com a temática Suicídio: Desafios para a Psicologia.
O evento aconteceu na Fazenda do Pontal, espaço cultural, vivo e permeado de poesia e contou com a presença da Companhia Itabirana de Teatro, que cantou poemas de Drummond e abrilhantou o encontro, através da sensibilidade artística, unindo poesia e Ciência. O encontro contou ainda com a presença fundamental do Conselheiro Filippe de Mello Lopes e da Conselheira Mariana Lúcia Ferreira Tavares, que representaram o Conselho Regional de Psicologia da 4ª Região-MG.
A intenção em debater o tema suicídio resultou de uma incidência nacional significativa de casos e da proximidade com o Setembro Amarelo, em que ocorre nacionalmente ações preventivas.Conforme a OMS 90% dos casos podem ser evitados.
Realizada pelo grupo Promove Psi, a Campanha Suicídio: Por que romper o silêncio tem como objetivo contribuir para a prevenção do suicídio. Foram planejadas diversas ações a serem realizadas, tais como roda de conversa, produção de vídeos, blitz educativas, debate e outros.
De acordo com a psicóloga e integrante do grupo, Maria do Rosário Martins “ com a Roda de Conversa, foi possível repensar o nosso papel frente ao suicídio, no que diz respeito às intervenções emergenciais, nas condutas e prevenção em várias áreas de atuação da Psicologia. Foi uma conversa enriquecedora, reflexiva e um grande passo para novos projetos e ações”.
Complementou ainda outra integrante do grupo, a psicóloga Jiane das Graças Lage “foi um momento excepcional de discussão e interação da classe. Espaços como esses são de extrema relevância para a nossa atuação”.
O Promove Psi, é um grupo de psicólogos e psicólogas sem fins lucrativos, com o intuito de promover discussões de temas de interesse social, de modo a aproximar a sociedade da psicologia enquanto ciência e profissão. Além de propiciar a aproximação da classe profissional e da promoção da cultura de saúde mental na cidade.