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O prefeito de Itabira, Ronaldo Magalhães, e a secretária Municipal de Assistência Social, Maria Marli de Oliveira, percorreram os canteiros de obras dos apartamentos do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) nesse sábado (25). Os prédios começaram a ser erguidos em março, com entrega estimada para o primeiro trimestre de 2019. Os apartamentos estão sendo construídos nos bairros Fênix, Abóboras e Barreiro.
Os imóveis, de 45 m², de dois quartos, vão atender famílias com renda de até R$ 1.800 (faixa 1). A empresa responsável pela construção das unidades habitacionais, a HR Domínio, informou à Prefeitura que 49% do cronograma já foi cumprido. “A previsão é que em novembro estejamos com 90% de obras prontas e passe para a finalização, conferência, checklist, e, até fevereiro de 2019 entreguemos as unidades”, avaliou Rangel Costa Guedes, gerente geral da construtora. A previsão inicial era de conclusão da obra em 18 meses.
Os condomínios têm 128 unidades tanto no Fênix, quanto no Abóboras, e 144 no Barreiro. A construtora assegura que a construção recebe materiais certificados e de marcas líderes do mercado, além de passarem por inspeção de laboratório especializado.
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Os apartamentos do MCMV são, para Ronaldo Magalhães, uma garantia de cidadania e moradia digna a 400 famílias itabiranas. O prefeito destacou a conquista dos recursos necessários aos empreendimentos – um aporte de R$ 35 milhões -, e um trabalho que continua para viabilizar mais moradias populares. “Estamos avaliando terrenos para ver se conseguimos fazer mais apartamentos”, destacou o gestor da cidade.
Atualização
A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) realiza, até 31 de agosto, a atualização de dados dos inscritos no Cadastro Municipal de Habitação. Maria Marli explica que é um requisito as famílias inscritas estarem com seus dados registrados corretamente no sistema. “A Caixa tem um critério que o cadastro deva ser atualizado de dois em dois anos. Nós estávamos com o último cadastro de 2015”, cita a secretária.
O cadastro de habilitação local tem 8.500 famílias inscritas, das quais serão selecionadas 400 para os empreendimentos em questão. A prioridade de atendimento, conforme determina a União, considera famílias residentes em áreas de risco ou insalubres que tenham sido desabrigadas, além de mulheres responsáveis pela unidade familiar e pessoas com deficiência.
Quem ainda não atualizou o cadastro, deve procurar a Superintendência de Habitação Popular, localizada no 2º andar da SMAS – avenida Carlos de Paula Andrade, nº 135 – de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, com os seguintes documentos: carteira de identidade, CPF, certidão de nascimento ou outro documento de identificação de todos os dependentes, certidão de casamento e/ou declaração de união estável e, ainda, comprovantes de endereço e de renda de todas as pessoas que trabalham na casa.