Uma vacina universal para proteger as pessoas do vírus da gripe e todas as suas variações.
Ela está sendo desenvolvida por cientistas da Universidade da Pensilvânia, nos EUA, e em breve, pode ser testada em humanos.
Os estudos foram publicados na revista Nature Communications.
Mas a nova vacina tem como alvo uma parte do vírus que não muda entre as cepas, o que significa que elas não poderiam se tornar resistentes da mesma maneira.
E os pesquisadores da Universidade da Pensilvânia dizem que a capacidade do corpo de parar a gripe se fortalece com o tempo.
No estudo com camundongos, os autores dizem que ficaram “maravilhados” com o sucesso da vacina e que “o céu é o limite”.
Os pesquisadores norte-americanos iniciaram o estudo porque, apesar de as vacinas contra a gripe estarem amplamente disponíveis, o vírus ainda infecta milhões de pessoas a cada ano.
Muitos são hospitalizados e mais de 30.000 pessoas morrem anualmente nos EUA por causa da gripe ou complicações causadas por ela.
A vacina desenvolvida durante o estudo protegeu com sucesso camundongos de várias cepas de influenza.
As respostas dos corpos à infecção também se fortalecem ao longo do tempo após serem vacinadas e tem maior eficácia após 30 semanas.
“Se funcionar em humanos, mesmo em metade do que funcionou em camundongos, então o céu é o limite”, disse o autor do estudo, Dr. Scott Hensley.
“Pode ser algo que todo mundo utilize no futuro para se proteger da gripe.”
Como funciona
A vacina funciona imitando uma infecção da gripe e provocando o sistema imunológico do corpo para aprender a atacar o vírus da gripe quando está no corpo.
Pra se ter uma ideia, a vacina da Pensilvânia é diferente porque, se você imaginar que o vírus seja coberto com proteínas na forma de cogumelos, ele ataca o caule do cogumelo.
Vacinas sazonais atacam a cabeça do cogumelo, mas estas podem mudar de forma quando as cepas do vírus sofrem mutação, o que significa que a vacina se torna inútil.
É por isso que as vacinas sazonais devem ser dadas todos os anos – porque a natureza do vírus mudou e uma nova vacina é criada.
“Esta vacina foi capaz de fazer algo que a maioria das outras vacinas candidatas contra a gripe não foi capaz de fazer”, disse o co-autor do estudo, Dr. Drew Weissman.
O Dr. Hensley acrescentou: “Quando começamos a testar esta vacina, ficamos impressionados com a magnitude da resposta [imune].
“O próximo passo é testar isso em primatas e humanos.”
Além de experimentos com camundongos, os cientistas também testaram a vacina em furões e coelhos e esperam iniciar testes em humanos dentro de dois anos.
Com informações do Daily Mail