Instituições de ensino de Minas Gerais das redes particular e pública não conseguiram alcançar a meta estipulada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2017, para alunos matriculados entre o 6º ano do Ensino Fundamental e o 3º ano do Ensino Médio. Os resultados do estudo foram divulgado nesta segunda-feira (3).
[pro_ad_display_adzone id=”44899″ align=”left”]O Estado só conseguiu números positivos no balanço entre os alunos de 1º ao 5º ano, faixa em que a meta estabelecida pela organização do Ideb foi superada. As estatísticas em Minas caminham na mesma linha do balanço nacional, que aponta para problemas a serem solucionados na transição do Ensino Fundamental para o Médio.
Notas
De acordo com o balanço divulgado pelo Inep, a nota no Brasil para o 6º e o 9º ano foi de 3,8, quando o esperado era 4,7. Em Minas, a média a ser alcançada foi fixada em 5,2. O resultado no Estado, entretanto, foi de 4,7 – índice dentro da meta nacional, mas um percentual abaixo da pontuação do último estudo do Ideb, em 2015, quando Minas foi pontuado em 4,8.
No Ensino Médio, a meta estabelecida foi de 4,7 e a nota nacional foi de 3,8. Recorte específico para Minas Gerais mostra que o Estado ficou um percentual acima do resultado nacional, com 3,9, mas longe de bater o valor previsto, de 5,1.
Em nota, a Secretaria de Estado de Educação (SEE) destacou que os dados divulgados pelo Ministério da Educação mostram que a rede estadual de ensino de Minas Gerais apresentou crescimento no Ideb nos anos iniciais dos ensinos fundamental e médio em relação a 2015.
“Em 2015, a rede estadual conquistou um índice de 6,3 nos anos iniciais do ensino fundamental. Em 2017, os dados mostram que o índice cresceu e o Estado conquistou a marca de 6,5. Com esse resultado, a rede estadual de ensino mineira já supera a projeção do Ministério da Educação para 2019, que é de 6,6”, diz o texto.
Dentre as ações para melhorar a qualidade do ensino, conforme a pasta, as voltadas para combater a evasão escolar, abertura de turmas no ensino médio noturno, riação da Rede de Educação Profissional e Acompanhamento Pedagógico Diferenciado.
Ideb
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é calculado de acordo com os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que mede a proficiência do ensino em Português e Matemática no país, e no censo escolar de cada Estado que apresenta informações sobre evasão, aprovação e reprovação de alunos.
(Com informações de agências)