A Prefeitura de Catas Altas promoveu no dia 27 de agosto um encontro para discutir o processo de Judicialização do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e sobre as práticas cotidianas das equipes da rede socioassistencial.
O encontro contou com a participação de cerca de 30 pessoas, entre representantes da Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese) e de Catas Altas, Santa Bárbara, Barão de Cocais e Bom Jesus do Amparo. [pro_ad_display_adzone id=”44899″ align=”right”]
Segundo a secretária de Desenvolvimento Social de Catas Altas, Elaine Rodrigues, a reunião teve como objetivo aproximar os municípios para que pudessem tratar coletivamente assuntos que são comuns, como é o caso da Judicialização do SUAS.
“Devido à uma séria de questões, algumas vezes a Justiça determina que os municípios atuem em situações que são demanda do Estado, mas nem sempre eles contam com corpo técnico e infraestrutura para solucionar os problemas”, explica Elaine.
Após a roda de conversa e apresentação da Sedese, os participantes do encontro concordaram que é preciso que a entidade estadual busque uma aproximação com as comarcas e proponha uma capacitação para discutir o que é papel de municípios e Estado em casos especiais de violação de direitos sociais e humanos.