A Ferrari chegou em Singapura com status de favorita, mas viu Lewis Hamilton contrariar as expectativas e dominar a 15ª etapa da temporada 2018. Além da pole “mágica” deste sábado, o britânico da Mercedes fez uma prova irretocável para não ser incomodado e vencer a corrida deste domingo, chegando ao sétimo triunfo no ano, o 69º da carreira. Max Verstappen e Sebastian Vettel completaram o pódio em segundo e terceiro, respectivamente. [pro_ad_display_adzone id=”44899″ align=”right”]
Para não dizer que a corrida foi 100% tranquila para o piloto da Mercedes, Hamilton levou um pequeno susto ao se aproximar dos retardatários Romain Grosjean e Sergey Sirotkin. O piloto da Haas, em disputa com o russo da Williams, acabou atrasando o britânico e permitindo a chegada de Max Verstappen. Mas o holandês não tentou o ataque e Hamilton seguiu na liderança, eventualmente ultrapassando o tráfego. Por ter atrapalhado o tetracampeão e ignorado bandeiras azuis, Grosjean foi punido pela direção de prova com + 5 segundos.
Talvez esperando um safety car ou a chuva, mais uma vez a Ferrari vacilou na estratégia e mandou Vettel para os boxes cedo demais por pneus ultramacios, fazendo com que o piloto precisasse andar em um ritmo fraco para não ser obrigado a fazer uma segunda parada. Para piorar, o alemão sequer pôde explorar o máximo dos compostos para atacar os rivais de RBR e Mercedes, já que ficou preso atrás de Sergio Pérez ao voltar dos boxes, perdendo tempo precioso.
Melhor do resto: destaque para Fernando Alonso, que além de ter levado o fraco carro da McLaren ao sétimo lugar – Vandoorne foi o 12º – foi o único fora dos três times de ponta que não levou volta. Além do espanhol, Carlos Sainz (8º), Charles Leclerc (9º) e Nico Hulkenberg (10º) também pontuaram.
Fernando Alonso, GP de Singapura de 2018 — Foto: Mark Thompson/Getty Images
Com o resultado deste domingo, Hamilton chegou aos 281, aumentou a vantagem sobre Vettel em 40 pontos, se isolando ainda mais na liderança a seis corridas do fim da temporada para começar a sonhar com o penta.
Próxima etapa: a F1 retorna daqui a duas semanas com o GP da Rússia, em Sochi. O primeiro treino livre está marcado para as 5h da sexta-feira, dia 28 de setembro.
O pódio
Pódio do GP de Singapura — Foto: Reprodução