Estamos no setembro azul, mês de visibilidade as pessoas com deficiência auditiva. A Apasita (Associação de Pais e Amigos dos Surdos de Itabira) realiza 2º Semana Municipal do Surdo. “Estamos divulgando a programação da semana do surdo que começa hoje (24),” disse Enilza Soares Gregório (foto), presidente da instituição.[pro_ad_display_adzone id=”44899″ align=”right”]
Na grade de eventos, dia 24, 14h visita dos membros a GRS (Gerência Regional de Saúde) no bairro Esplanada da Estação. Terça-feira (25) visita a Escola Estadual Coronel José Batista, com apresentação artística e relato de uma mãe. Haverá também uso da tribuna na Câmara Municipal de Itabira, por uma mãe de criança surda. Ela vai explicar as dificuldades do dia-a-dia e a contribuição dos voluntários da Apasita. Quarta-feira (26), às 14h visita a sala de recursos audiovisuais na Escola Estadual Mestre Zeca Amâncio (EEMZA).
As atividades continuam dia 27, com visita guiada a Mina Cauê da mineradora Vale. Na Aposvale, 14h evento cinema com pipoca, com o filme: Meu Nome É Jonas. (O protagonista é um jovem surdo que foi erradamente diagnosticado com problemas mentais. Ele tem uma vida repleta de frustrações, até que seus talentos passam a ser reconhecidos pela sociedade).
No dia 28 de setembro, visita a Escola Municipal Professora Antonina Moreira, com mesa redonda para debate e esclarecimento de dúvidas. Dia 29, no CAI (Clube Atlético Itabirano) tarde de lazer, a partir de 13h. No dia do surdo, 30 de setembro: confraternização na cidade de João Monlevade, com membros da Apasmon (Associação de Pais e Amigos dos Surdos de Monlevade) e palestra com o psicólogo Marcelo Wagner. (Site Euclides Éder)