TERRA
“Estamos saindo para explorar nossa curiosidade e criatividade de novo”, disse Systrom, CEO da rede de compartilhamento de fotos e vídeos.[pro_ad_display_adzone id=”44899″ align=”right”]
Systrom, de 34 anos, e Krieger, de 32 anos, que ocupava a função de diretor técnico, lançaram o Instagram em 2010 e continuaram à frente do serviço depois de vendê-lo ao Facebook em 2012.
O negócio foi fechado por US$ 1 bilhão (o equivalente a cerca de R$ 4,09 bilhões) dinheiro e ações. Desde então, a plataforma não só multiplicou o número de usuários – que hoje passa de 1 bilhão – como também passou por mudanças que, na visão de analistas, teriam mudado seu foco original, direcionando-o para uma integração mais profunda com o Facebook.
Os dois executivos, que elogiavam a “liberdade” que tinham mesmo após a aquisição, teriam visto ainda os novos donos apertarem o controle.
Relatos indicam que o clima andava tenso entre as partes e que a saída da dupla contribui para o que tem sido um ano preocupante para o Facebook.
Os executivos teriam notificado os dirigentes do Facebook de que estavam saindo nesta segunda-feira.
Em um post no blog do Instagram, Systrom escreveu: “Estamos prontos agora para o nosso próximo capítulo”.
“Construir coisas novas exige que demos um passo para trás, que entendamos o que nos inspira e combinemos isso às necessidades do mundo. É isso o que planejamos fazer.”
O tom do post não é hostil. Systrom disse que ele e Krieger continuam “animados com o futuro do Instagram e do Facebook”.
No Twitter, Krieger escreveu que ele e colega deram início ao Instagram, oito anos atrás, esperando construir algo que estimularia a criatividade e o espírito de exploração das pessoas e reforçou a ideia de que “agora é hora de um novo capítulo”.
Ele também agradeceu, no post, “a todos da comunidade” que cruzaram seu caminho durante o percurso e compartilhou uma mensagem de Systrom, em que diz que não vai esquecer a jornada no Instagram.
“Ela começou com a criação de produtos simples que solucionavam problemas universais. Agora, oito anos depois, nós olhamos para trás e estamos orgulhosos e gratos por termos feito parte dessa jornada. Agradeço a toda a comunidade, enquanto seguimos em frente”, escreveu ainda o CEO.