Com a participação de entidades atuantes em vários segmentos a Acita – Associação Comercial, Industrial de Serviços e Agropecuária de Itabira promoveu na noite desta segunda-feira (24), uma reunião para apresentação dos trabalhos do Fórum Permanente de Desenvolvimento, Sustentabilidade e Inovação de Itabira nos anos 2018/2020. [pro_ad_display_adzone id=”44899″ align=”right”]
O Presidente da Acita, Eugênio Müller fez uma breve demonstração das etapas concluídas pelo Fórum de Desenvolvimento desde as primeiras discussões em 2011 e falou ainda das ações já desenvolvidas. Eugênio explicou os objetivos do Fórum e fez uma ligação com os indicadores de Itabira em relação às características da população, escolaridade, perfil social e o IDH – Índice de Desenvolvimento Humano.
Após a elaboração de um diagnóstico com estratégias e planos para destacar problemas nas áreas de Desenvolvimento Econômico, Educação, Saúde, Defesa Social e Segurança Pública, Meio Ambiente, Cultura, Esporte e Lazer, o Fórum conquistou a aprovação da Lei de Metas, com 136 propostas elaboradas, com a participação de 72 entidades. O Plano de Metas foi aprovado pela Câmara Municipal de Itabira, por meio de uma Emenda à Lei Orgânica Municipal.
O Coordenador do Fórum de desenvolvimento, Geraldo Celso Dias Moreira apresentou o cronograma de ações do conselho para os próximos anos. O Conselho é formado por instituições de acordo com o segmento que está ligado diretamente. Veja como ficou formada a Comissão :
– Defesa Social e Segurança Pública: – Polícia Militar, Polícia Civil e OAB;
– Desenvolvimento Econômico: Acita, Rotary Itabira e Loja Maçônica;
– Cultura, Esporte e Lazer: Cia Itabirana de Teatro, Valério e Interassociação;
– Educação: Funcesi, Unifei e UNA;
– Meio Ambiente: Sindicato Rural, Lions e Rotary;
– Saúde: Diocese, Associação Médica e APAE.
Cada entidade indicou um membro titular e um suplente. As ações terão o apoio da Acita, que indicou um diretor ligado a cada segmento para auxiliar nos trabalhos.