Nesta quarta-feira (26), a Transita e a Unifei se uniram para promover atividades da “Semana Nacional do Trânsito” no campus de Itabira. [pro_ad_display_adzone id=”44899″ align=”right”]
Pela manhã, alunos e servidores se depararam com um grave acidente que impactou o trânsito de veículos e pedestres. O sinistro era na verdade uma simulação, coordenada pela Transita, e contou com o apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, SAMU, DEER-MG e a Prefeitura de Itabira.
Diretora de Educação e Controle de Trânsito, Edivania Fernandes explica que a ação é uma ferramenta de conscientização visando à prevenção de acidentes:
“Além da nossa maior preocupação que é a vida das pessoas, queremos mostrar todo o impacto que é causado para quem trafega na região do acidente, o prejuízo na mobilidade das pessoas e toda a mobilização necessária para socorrer as vítimas e minimizar os impactos no entorno. Além disso, é preciso lembrar que muitas vezes todo esse prejuízo é decorrência de imprudência ou negligência.”
Edivania também deu dicas de como as pessoas devem proceder caso se deparem com esse tipo de situação:
“Primeiramente, é importante sinalizar o local para que outros acidentes não aconteçam e, posteriormente, solicitar o resgate. Temos disponíveis o SAMU, Bombeiros, PM, agentes de trânsito e outras instituições para evitar ou amenizar os transtornos que já foram causados.”
Outro foco da ação foi tratar o uso de bebida alcoólica por condutores de veículos. Ao longo do dia, servidores e alunos receberam materiais de conscientização. A programação incluiu ainda uma apresentação da Transita e da Polícia Militar, que falaram sobre a gravidade do problema. O público teve a oportunidade de sanar dúvidas e conhecer o funcionamento de um etilômetro, aparelho usado na fiscalização para medir a concentração de álcool etílico na corrente sanguínea.
Realizada do dia 18 a 25 de setembro, a Semana Nacional do Trânsito tem como tema neste ano a frase “Nós somos o trânsito”. Segundo o Contran (Conselho Nacional de Trânsito), o objetivo da campanha é estimular todos os condutores, sejam eles de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, além dos pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro.