O gesto pode parecer perfeitamente banal, mas nesta quarta-feira provocou comentários de estupefação no Reino Unido. Meghan Markle, a duquesa de Sussex, fechou ela mesma a porta do carro.
A cena aconteceu na terça-feira na Royal Academy of Arts, em Londres, onde a ex-atriz americana e esposa do príncipe Henrique visitava uma exposição de arte e cultura da Oceania, seu primeiro compromisso público sozinha.
Um luxuoso carro preto parou em frente ao prédio. A duquesa, de 37 anos, desceu e fechou a porta do veículo, aparentemente sem prestar atenção a um gesto tão natural.
Mas em um país onde a vida da realeza está constantemente sob escrutínio, o gesto provocou uma avalanche de comentários.
“Normalmente é algo que a rainha e Kate Middleton (a esposa do príncipe William) nunca fariam em público”, afirmou o tablóide The Mirror.
Alguns viram nesse gesto o sinal de que a americana continua sendo uma mulher simples, apesar de sua entrada na família real britânica em maio pelas mãos de um dos netos de Elizabeth II, e apesar de toda uma série de obrigações e limitações.
“Uma princesa que ainda se ocupa de fechar sua porta. Muito bem, Meghan!”, tuitou Emily Andrews, correspondente real do jornal The Sun.
Outros foram mais cínicos sobre a importância do episódio, que liderou a lista das notícias mais lidas no site da BBC.
Confira a repercussão do episódio no Twitter: