O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), criado em 2007, reúne, em único indicador, os resultados de dois conceitos fundamentais para a qualidade da educação, sendo eles, o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações.
Em relação ao ano de 2017, Santa Bárbara conquistou a maior nota do Ideb em sua história, quando o assunto são os anos iniciais. O Município marcou 6,8 pontos, superando os 6,4 alcançados em 2015. A média de Minas Gerais e do Brasil, são, respectivamente, 6,3 e 5,6.
Neste contexto, quando falamos das séries finais, assim como no último Ideb, Santa Bárbara se destaca entre os 17 municípios do Médio Piracicaba e obteve a maior pontuação da Região, 5,4. O Município também está acima da média estadual e nacional, 4,5 e 4,3, respectivamente.
De acordo com o Ministério da Educação, o Ideb acrescenta, ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a probabilidade de resultados sintéticos, que permitem estabelecer metas de qualidade educacional.
A nota varia de 0 a 10, e é calculada a cada dois anos por escola, município, unidade da federação e para o país como um todo.