Conhecer a Unifei e tudo que uma universidade pública de qualidade pode oferecer. Assim foi a sexta-feira (28) de aproximadamente 400 estudantes de ensino médio de Itabira e região, que participaram do projeto “Unifei Portas Abertas”. [pro_ad_display_adzone id=”44899″ align=”right”]
Divididos entre os turnos da manhã e da tarde, os visitantes foram recebidos com atrações musicais e, após uma breve apresentação institucional, puderam visitar os laboratórios da universidade, conhecer projetos de extensão, interagir com universitários das equipes tecnológicas e empresas juniores e ainda obter informações acerca dos cursos oferecidos pela Unifei em Itabira.
Nesta edição foram recebidos estudantes de escolas de Itabira, João Monlevade e Passabém; e do Projeto Adolescer, com jovens de Mariana e Santa Bárbara. Os visitantes foram guiados por alunos da Unifei, que puderam compartilhar com estes jovens um pouco da experiência acadêmica.
Estudante do 3º ano na Escola Estadual Alberto Pereira Lima, de João Monlevade, Dênis Fernandes conta o que mais lhe impressionou durante o projeto e diz que já vive a expectativa de entrar na universidade:
“Gostei muito do que vimos nos laboratórios. Eu, que faço um curso na área mecânica, fiquei fascinado ao encontrar alguns equipamentos, como tornos gigantes. Poder entrar na universidade e ter esse tipo de contato anima ainda mais a vir estudar aqui.”
E o Unifei Portas Abertas representa uma oportunidade não só para futuros candidatos, mas também para quem já faz parte da comunidade acadêmica. Graduando o 6º período de Engenharia Mecânica, André dos Reis apresentou a história, títulos e equipamentos da Drumonsters, equipe de robótica do campus. Ele fala sobre como os projetos desenvolvidos na universidade podem aproveitar a iniciativa:
“Temos uma grande chance para divulgar nosso nome e as tecnologias que existem dentro da Unifei, inclusive para quem estuda aqui dentro, pois tem muita gente que não conhece. Esta experiência ajuda a gerar um interesse pela tecnologia e pela área da robótica, que está crescendo muito e não é tão complexa quanto algumas pessoas pensam.”
O professor Gláucio Marques, coordenador do projeto, comemorou o sucesso da ação:
“É muito gratificante poder trazer estes estudantes aqui. Nosso maior objetivo é mostrar a excelência da Unifei e tudo que ela pode oferecer, de forma gratuita. E esse tipo de ação já tem nos trazido resultados: o número de ingressantes de Itabira e região cresce gradativamente a cada ano.”
Com esta edição, o projeto Unifei Portas Abertas ultrapassa a marca de mais de 1.300 alunos atendidos, entre alunos de ensino fundamental e médio.