Durante todo o mês de outubro a Secretaria Municipal de Saúde vai realizar uma série de atividades para conscientizar as mulheres sobre a importância de prevenção e detecção precoce do câncer de mama.[pro_ad_display_adzone id=”44899″ align=”right”]
As equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS) vão promover palestras para as usuárias, grupos de discussões e caminhadas. O tema é a prevenção. A novidade nesse ano ficará por conta dos estagiários que atuam na Policlínica, no Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE) e nas UBS. Eles desenvolverão o projeto “Sala de Espera”. Enquanto os usuários aguardam atendimento, eles farão intervenções para orientar as pessoas sobre o câncer de mama.
“A sala de espera de uma UBS é um espaço importante para ações de promoção da saúde, nela há convivência de pessoas de diferentes faixas etárias, classes sociais e culturais. Educar promovendo saúde nesse espaço vai além da prevenção e tratamento de doenças, trata-se da construção de saberes indispensáveis para a adoção de novos hábitos e condutas por parte da população”, explica Rosana Linhares Assis Figueiredo, secretária municipal de Saúde.
No dia 18, as profissionais do CEAE exibirão dois documentários para as usuárias dos serviços e mulheres interessadas em geral: “Barcos pela noite” e “Mulher consciente” – ambos relatam sobre a superação da doença e a esperança de viver. No final, a assistente social Cláudia Assis comentará e discutirá o filme com as usuárias. No dia 20, a mesma equipe promoverá uma blitz educativa para alertar as mulheres sobre a importância do autocuidado. O evento será a partir das 10h, no entroncamento da rua São José com avenida João Pinheiro.
Além disso, no dia 24, haverá uma palestra para as servidoras municipais, no auditório da Prefeitura, com o tema “Encontrando a felicidade na vida diária”, com a psicóloga Janaína Ávila. “Nosso objetivo é levar uma mensagem de amor e de bem-estar. A felicidade está em coisas corriqueiras, independente de posição social, recursos financeiros ou estado civil. Vamos falar de viver bem, adequando o bem-estar à condição de vida. Isso é promover saúde. E vamos começar em casa, com as servidoras, para que possam ser multiplicadoras tanto no ambiente de trabalho, quanto em casa e na comunidade em que estão inseridas”, pondera Rosana Linhares.
Outubro Rosa – O Outubro Rosa é um movimento internacional que visa ao estímulo à luta contra o câncer de mama. Essa ação iniciou-se em 1997, nos Estados Unidos, e foi ganhando o mundo como uma forma de conscientização acerca da importância de um diagnóstico precoce e de alerta para a grande quantidade de mortes relacionadas com essa doença.