O Dia do Idoso foi celebrado nesta terça-feira (2) em Itabira, com programação especial e participação ampla. Dezenas se reuniram na Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira (Funcesi), onde houve palestra, apresentações culturais, oferta de serviços de saúde, atividades físicas e beleza.[pro_ad_display_adzone id=”44899″ align=”right”]
O evento foi promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, com apoio da Prefeitura, por meio de secretarias como a de Assistência Social; Governo; Educação; e Esportes, Lazer e Juventude.
“Essa é uma iniciativa muito relevante de valorização da pessoa na melhor idade. No dia a dia, vivenciamos muito a questão do idoso no viés do sofrimento, do abandono, da violência e exploração. Que louvável reunirmos idosos no oposto de tudo isso, felizes e ativos”, destacou Maria Marli de Oliveira Martins Rosa, secretária Municipal de Assistência Social.
Adriana Malaquias Lage, presidente do Conselho do Idoso, estima que mais de cem pessoas participaram da programação, a exemplo dos membros do projeto Vida Ativa e coral da Aposvale Itabira e Serenata, que embalou o público com sucessos da música popular brasileira.
“A data nos traz comemoração, mas, também, reflexão das necessidades do idoso – físicas, sociais, de mobilidade – e cobrar o respeito da comunidade para com o idoso”, ressaltou Adriana.
O Dia Internacional do Idoso é celebrado anualmente em 1º de outubro. As comemorações em Itabira foram realizadas nesta terça em virtude de agenda de todos os envolvidos.