[pro_ad_display_adzone id=”44899″ align=”left”]A turma do Parlamento Jovem de Itabira, que este ano trabalhou o tema “Violência contra a Mulher”, apresentou os resultados do programa na reunião da Câmara Municipal na terça-feira, 2 de outubro. Se encarregaram da apresentação as estudantes Sibely Ribeiro e Bianca Cristina, que representaram a cidade na Plenária Estadual do PJ, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
Um documento com as propostas aprovadas pelos estudantes de todo o Estado e uma cartilha de conscientização sobre a violência contra a mulher foram entregues a todos os vereadores. A proposta criada pelos alunos itabiranos e aprovada na etapa estadual dispõe sobre a “Implantação do ‘Parada Segura’ nos transportes coletivos do Estado”, que dá à mulher o direito de desembarcar fora do ponto durante a noite.
Bianca e Sibely se revezaram ao microfone, explicaram o passo a passo do projeto e relataram a experiência adquirida ao longo do ano. As jovens aproveitaram o uso da tribuna também para agradecer aos parceiros. Vários vereadores elogiaram a desenvoltura das alunas e ressaltaram a importância do Parlamento Jovem para a formação política e cidadã da classe estudantil.
Regularização de ruas
Em única discussão e votação, os parlamentares aprovaram ainda três propostas do vereador Jovelindo Oliveira Gomes (PTC) que regularizam vias públicas no bairro Ribeira de Cima. Os projetos nomeiam as ruas Fortaleza, Coqueiros e Limeiras. Segundo o autor, há diversos registros de problemas com entrega de correspondências e encomendas nos locais por falta de regularização. Com a aprovação na Câmara, o Executivo fica autorizado a colocar placas indicativas nos locais e a comunicar a mudança aos órgãos competentes.
Turismo
O Projeto de Lei 90/2018, que cria o transporte receptivo visando promover o turismo no município como atividade econômica, saiu para vista a pedido do vereador Weverton Leandro dos Santos Andrade, Vetão (PSB). O projeto do prefeito visa integrar os pontos turísticos de Itabira com um transporte coletivo concedido por licitação.